Feira Alagoana da Agricultura Familiar começa nesta quinta no Corredor Vera Arruda
Iniciativa reúne mais de 60 empreendimentos de agricultura, oriundos de 25 municípios do estado
A 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo tem início nesta quinta-feira (13), às 15h, no Corredor Vera Arruda, em Maceió. A iniciativa é promovida pelo Governo de Alagoas, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Consórcio Nordeste, sendo finalizada no até domingo (16), às 13h.
A feira, que é realizada pelas Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), contará com, aproximadamente, 150 produtos diferentes, com comercialização de peças de artesanatos, frutas, raízes, hortaliças, mel e derivados, licor, geleias, molhos, cocadas, farinha, goma de tapioca, cosméticos naturais, bolos, comida regional, rendas e filé, entre outros.
Serão mais de 60 empreendimentos participando, entre cooperativas, associações e grupos de agricultores, com participação de 25 municípios alagoanos, contemplando as nove regiões por onde passou o Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Além da comercialização de produtos regionais, a iniciativa conta com encontros para conexão comercial entre as cooperativas e o setor privado, com apresentação de produtos da vitrine da agricultura familiar para redes de hotéis, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais.
Com programação para toda a família, a Feira Alagoas conta também com Espaço Infantil Criativo, que contará com contação de histórias e oficina gastronômica aberta ao público nesta sexta-feira (14), a partir das 15h30. Já no sábado (15), às 18h, a Chef Kamilla Hélcia vai comandar o espaço “Cozinha Show” com a oficina gastronômica Alimentação Saudável e Sustentável “Do campo à mesa” utilizando produtos da agricultura familiar na criação de pratos veganos.
Rodas de conversa
Para quem busca conhecimento, as Rodas de Conversa e Workshop, espaço tradicional dentro das feiras, vão trazer aprendizado para os cooperados e associados sobre importantes temas voltados ao segmento. Confira a programação:
Sexta-feira (14) 17h30 - Roda de Conversa: “Empreendedorismo e Inovação no Campo: Oportunidades para a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”.
19h00 - Roda de Conversa: “Acesso ao Crédito e Fortalecimento da Agricultura Familiar e do Cooperativismo”.
Sábado (15)
16h00 - Workshop: Comercialização Cooperativa: Estratégias, Mercados e Sustentabilidade.
Domingo (16)
10h00– Roda de conversa: “Agroecologia: Caminhos para uma Agricultura Sustentável e Saudável”.
Para encerrar a programação dos dias de evento, a Feira Alagoana da Agricultura Familiar contará com apresentações culturais com trios de forró a partir das 19h na quinta (13), sexta (14) e sábado (15); e no domingo (16) às 11h.
Sobre a Feira
A 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo faz parte do Circuito Nordestino, formado por eventos em todos os estados da região. Além de fomentar a comercialização, o projeto é uma iniciativa abrangente que busca transformar a realidade da agricultura familiar na região, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a valorização cultural.
O evento também é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) e a Unicafes Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
