EUA declara quatro grupos antifascistas europeus como terroristas
Saiba quais grupos da Antifa foram incluídos na lista de terroristas globais pelos EUA e entenda os impactos da decisão do governo Trump
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (13/11), a designação de quatro grupos europeus autodenominados antifascistas como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs). A medida, assinada pelo secretário de Estado Marco Rubio, marca um novo capítulo na “política antiterrorista” do governo Donald Trump, que amplia o foco contra movimentos de esquerda e anarquistas.
Segundo o comunicado oficial, os grupos afetados são o Antifa Ost (Alemanha), a Federação Anarquista Informal/Frente Revolucionária Internacional (FAI/FRI) (Itália) e as organizações gregas Justiça Proletária Armada e Autodefesa Revolucionária de Classe.
A designação passa a valer oficialmente a partir de 20 de novembro de 2025.
Em nota publicada nas redes sociais, Rubio afirmou que “os Estados Unidos continuarão utilizando todos os recursos disponíveis para proteger nossa nação desses grupos terroristas antiamericanos, anticapitalistas e anticristãos”. O comunicado descreve os movimentos como parte de uma “campanha global de violência política da Antifa”.
Segundo o Departamento de Estado, os quatro grupos foram responsabilizados por ataques com explosivos, atentados contra forças de segurança e ações de vandalismo motivadas por ideologias anarquistas e anticapitalistas.
A FAI/FRI, por exemplo, reivindica há duas décadas ataques a instituições políticas e econômicas na Europa. Já o Antifa Ost é acusado de realizar agressões e destruição de propriedades em Berlim e Budapeste entre 2018 e 2023.
Com a nova designação, todos os bens e ativos financeiros das organizações — e de quaisquer pessoas ligadas a elas — serão bloqueados nos Estados Unidos. Além disso, empresas e cidadãos norte-americanos ficam proibidos de realizar transações ou prestar apoio material aos grupos, sob pena de sanções criminais e financeiras.
Últimas notícias
El Niño ameaça produção e pode elevar preços dos alimentos no Brasil
Polícia prende 3º suspeito de participar de tentativa de assassinato de tenente
'Não acredito no que fizeram com você': diz mãe de menino morto pelo tio-avô
Tio-avô nega crime contra Petérson Ykaro e é confrontado com imagens
Arapiraca recebe um dos maiores eventos de Magic: The Gathering do Nordeste
Japaratinga realiza Jornada Pedagógica para profissionais da Educação
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
