EUA declara quatro grupos antifascistas europeus como terroristas
Saiba quais grupos da Antifa foram incluídos na lista de terroristas globais pelos EUA e entenda os impactos da decisão do governo Trump
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (13/11), a designação de quatro grupos europeus autodenominados antifascistas como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs). A medida, assinada pelo secretário de Estado Marco Rubio, marca um novo capítulo na “política antiterrorista” do governo Donald Trump, que amplia o foco contra movimentos de esquerda e anarquistas.
Segundo o comunicado oficial, os grupos afetados são o Antifa Ost (Alemanha), a Federação Anarquista Informal/Frente Revolucionária Internacional (FAI/FRI) (Itália) e as organizações gregas Justiça Proletária Armada e Autodefesa Revolucionária de Classe.
A designação passa a valer oficialmente a partir de 20 de novembro de 2025.
Em nota publicada nas redes sociais, Rubio afirmou que “os Estados Unidos continuarão utilizando todos os recursos disponíveis para proteger nossa nação desses grupos terroristas antiamericanos, anticapitalistas e anticristãos”. O comunicado descreve os movimentos como parte de uma “campanha global de violência política da Antifa”.
Segundo o Departamento de Estado, os quatro grupos foram responsabilizados por ataques com explosivos, atentados contra forças de segurança e ações de vandalismo motivadas por ideologias anarquistas e anticapitalistas.
A FAI/FRI, por exemplo, reivindica há duas décadas ataques a instituições políticas e econômicas na Europa. Já o Antifa Ost é acusado de realizar agressões e destruição de propriedades em Berlim e Budapeste entre 2018 e 2023.
Com a nova designação, todos os bens e ativos financeiros das organizações — e de quaisquer pessoas ligadas a elas — serão bloqueados nos Estados Unidos. Além disso, empresas e cidadãos norte-americanos ficam proibidos de realizar transações ou prestar apoio material aos grupos, sob pena de sanções criminais e financeiras.
Últimas notícias
Caminhão arrasta carros e destrói moto em João Pessoa
Saúde Penedo fortalece cuidado com bebês prematuros e passa oferecer proteção moderna contra vírus respiratório
Homem é preso suspeito de fraudar cartão da mãe e incendiar a casa dela em Coité do Nóia
Confusão termina em prisão por violência doméstica em Palmeira dos Índios
Homem é preso com arma e drogas dentro de casa no bairro de Bebedouro, em Maceió
Quina da Mega-Sena premia aposta de Arapiraca e garante bolão vencedor no Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
