Alagoas é 1º do NE a implantar fluxo Integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Guia elaborado pela Secretaria de Estado da Primeira Infância, em colaboração com o Pacto Estadual da Primeira Infância e o CEDCA, orienta o atendimento e fortalece a rede de proteção em todo o estado
Alagoas se tornou o primeiro estado do Nordeste a implantar um Fluxo Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, um marco na garantia dos direitos da infância. O material foi elaborado pela Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), em parceria com o Pacto Estadual da Primeira Infância de Alagoas e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas (CEDCA), dentro do Protocolo Estadual Integrado, seguindo as diretrizes da Lei nº 13.431/2017.
O fluxograma do Protocolo Estadual Integrado orienta e organiza o atendimento prestado por diferentes instituições, evitando a revitimização e assegurando que cada criança ou adolescente receba um acolhimento humanizado, digno e integrado dentro de Alagoas.
O guia estrutura o trabalho da rede em cinco níveis interligados, sendo eles: Prevenção, Acolhimento, Proteção, Atendimento e Acompanhamento, garantindo um percurso contínuo e seguro desde o primeiro contato até o acompanhamento prolongado.
O primeiro nível, “Prevenção”, é o ponto de partida e envolve ações de sensibilização, campanhas e formação de profissionais. O segundo, “Acolhimento”, representa a porta de entrada do sistema, com os canais e órgãos responsáveis por receber as revelações espontâneas ou denúncias. O nível seguinte, “Proteção”, reúne as instituições encarregadas de aplicar as medidas protetivas cabíveis.
No quarto nível, que corresponde ao “Atendimento”, estão os serviços que oferecem cuidados diretos às vítimas e testemunhas de violência. Por fim, o Acompanhamento garante a continuidade do atendimento por tempo indeterminado, assegurando que cada caso receba o suporte necessário até sua plena resolução.
Além de servir como guia operacional, o fluxograma representa um avanço na integração das políticas públicas e na articulação da rede de proteção em Alagoas em nível estadual, um dos compromissos do governador Paulo Dantas. O fluxo oferece um modelo de referência regional, estabelecendo diretrizes comuns e fortalecendo a cooperação entre as instituições.

Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o fluxo representa um passo a mais na garantia de segurança e justiça para crianças e adolescentes em Alagoas.
“Este fluxograma é fruto de um esforço conjunto. Cada ator envolvido contribuiu com a sistematização e o compartilhamento do seu fluxo interno de atendimento. As ações apresentadas não funcionam de forma isolada, elas se integram, garantindo agilidade, segurança e dignidade no atendimento. É um compromisso em conjunto em prol de um só objetivo”, disse.
Baseado nos princípios do superior interesse da criança e do adolescente, da proteção integral e da prioridade absoluta, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Fluxo Integrado reforça o compromisso do Estado com a efetivação dos direitos e o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
Sua aplicação no cotidiano dos municípios alagoanos representa um avanço histórico, estimulando o trabalho em rede e fortalecendo a interface entre Estado e sociedade civil. O material pode ser encontrado para acesso e download no site do Cria, na aba de publicações (www.cria.al.gov.br/crianca-alagoana/publicacoes-cria).
Com essa iniciativa, o governo de Alagoas se consolida como pioneiro no Nordeste, reafirmando o compromisso de proteger a infância e a adolescência com políticas públicas coordenadas, eficazes e sensíveis à realidade das vítimas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
