AMA reúne municípios para apresentação do Programa Pós-Medida
Presidente Marcelo Beltrão reforça importância do apoio dos municípios aos jovens em reinserção social
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) realizou, nesta segunda-feira (17), uma reunião com prefeitos, prefeitas e equipes técnicas municipais para a apresentação do Programa Pós-Medida, conduzida pela equipe da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). O encontro aconteceu no auditório da entidade e marcou mais um passo no fortalecimento das políticas públicas de proteção e reinserção social da juventude no estado.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, destacou a responsabilidade conjunta dos municípios na construção de caminhos que rompam o ciclo da violência e reforçou que Alagoas pode se tornar referência nacional nessa agenda. “Os municípios e AMA estão juntos para fortalecer esse trabalho e garantir que o pós-medida funcione na ponta, com oportunidade, cuidado e responsabilidade”, afirmou o presidente Marcelo.

“Os jovens que saem do sistema socioeducativo precisam ser acolhidos. Os municípios têm papel fundamental nesse processo, especialmente por meio do Cras e do Creas, oferecendo cursos, estágios e oportunidades reais de mudança de vida. É assim que fortalecemos políticas públicas e construímos um estado mais seguro e humano”, destacou o coronel Marcos Sérgio, superintendente Seprev, que esteve presente na reunião com os gestores municipais.
Durante a apresentação, Patrícia Amorim, coordenadora do Programa de Acompanhamento aos Adolescentes e Jovens em Pós-Cumprimento de Medida Socioeducativa – Pega a Visão, destacou a relevância do diálogo direto com as gestões municipais. “Este é um momento de extrema importância para nós do pós-medida. É a oportunidade de os prefeitos e equipes conhecerem a execução, a natureza e a realidade do nosso trabalho. Realizamos o acompanhamento de adolescentes e jovens em pós-cumprimento de medida socioeducativa em todo o estado e articulamos com os equipamentos de assistência, saúde e demais serviços municipais. Agora estamos estreitando esse diálogo aqui na AMA, para fortalecer ainda mais essa rede”, afirmou Patrícia.
O prefeito de Maribondo, Bruno Teixeira, é o representante da AMA no Grupo de Trabalho do Programa de Pós-Medida do Estado de Alagoas, iniciativa conduzida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF). Durante a reunião, ele explicou que o GT reúne diversos segmentos – entre eles Seprev, Educação e Assistência Social – com o objetivo de alinhar linguagens, fortalecer fluxos de acompanhamento e tornar mais efetiva a política voltada aos adolescentes e jovens que deixam o sistema socioeducativo.
Segundo ele, o grupo nasce da necessidade de superar divergências na condução do pós-medida, que ainda geram retrabalho e fragilizam os resultados esperados. O prefeito Bruno destacou que o trabalho é uma união de esforços para que o acompanhamento desses jovens seja realmente transformador. “Estamos discutindo um tema de impacto direto para os municípios. O pós-medida precisa de fluxos uniformes e integrados para garantir efetividade”, declarou. Ele explicou que o GT atua para estruturar ações concretas e padronizadas em todo o estado, reforçando a orientação do desembargador Márcio Roberto: “Há um pedido importante para que os prefeitos se engajem, incentivem suas equipes e abracem esse trabalho conjunto, porque os órgãos técnicos já dialogam entre si, mas o envolvimento direto das gestões municipais é fundamental para que o programa funcione de verdade”, disse.
Sobre o Programa Pós-Medida
Inserido no âmbito do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), o pós-medida consiste no acompanhamento contínuo de adolescentes e jovens que concluíram medidas socioeducativas. O objetivo é garantir reinserção social, prevenção da reincidência e promoção do desenvolvimento integral.
O programa atua a partir de: Articulação com a rede municipal (Cras, Creas, Saúde, Educação e outras políticas); Cursos profissionalizantes e oportunidades de capacitação; Acompanhamento psicológico e encaminhamento para serviços de saúde; Construção de redes de apoio, incluindo acesso a estágios, emprego e atividades comunitárias.

Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
