Rede de enfrentamento à violência contra a mulher participa de formação promovida pelo Alagoas Lilás
Ação ocorre nos dias 26 a 28 e reunirá técnicas e gestoras em formações voltados ao atendimento adequado às mulheres em situação de violência
O Comitê Gestor do Alagoas Lilás irá promover, nos dias 26, 27 e 28, um percurso formativo temático com órgãos e equipamentos estaduais e municipais que integram a rede de enfrentamento à violência do estado. As atividades serão realizadas no Hotel Best Western Premier, no bairro de Pajuçara, em Maceió.
Liderada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), a ação reunirá técnicas e gestoras para realizar treinamentos práticos voltados ao atendimento adequado e humanizado para as mulheres em situação de violência, tendo em consideração as suas diversidades, vivências e individualidades.
A formação tem enfoque na segurança e no bem-estar das atendidas pela rede, trabalhando a escuta intersetorial e a avaliação, investigação e processamento de cada caso. O momento também estimulará o diálogo para a elaboração de estratégias e soluções eficazes para agilizar processos e otimizar o atendimento.
Além disso, o percurso formativo tratará de ações, intervenções e estratégias para o rompimento definitivo do ciclo de violência e o recomeço por meio da autonomia financeira e a promoção da saúde mental.
A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, destacou a importância da ação para o enfrentamento às violências contra a mulher em todo o estado. “Este será o primeiro momento que teremos com a rede, onde iremos desenvolver atividades constantes. Com uma rede preparada e fortalecida, poderemos salvar mais mulheres e lhes dar o direito de ter uma nova vida”, ressaltou.
Alagoas Lilás
Instituído pelo pelo Governo de Alagoas, por meio do decreto 103.602, de 1º de agosto de 2025, o Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do Brasil voltada ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, humanizar o acolhimento, reduzir os casos de feminicídio e integrar os 102 municípios alagoanos por meio de ações de prevenção, proteção e apoio especializado.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
