Rede de enfrentamento à violência contra a mulher participa de formação promovida pelo Alagoas Lilás
Ação ocorre nos dias 26 a 28 e reunirá técnicas e gestoras em formações voltados ao atendimento adequado às mulheres em situação de violência
O Comitê Gestor do Alagoas Lilás irá promover, nos dias 26, 27 e 28, um percurso formativo temático com órgãos e equipamentos estaduais e municipais que integram a rede de enfrentamento à violência do estado. As atividades serão realizadas no Hotel Best Western Premier, no bairro de Pajuçara, em Maceió.
Liderada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), a ação reunirá técnicas e gestoras para realizar treinamentos práticos voltados ao atendimento adequado e humanizado para as mulheres em situação de violência, tendo em consideração as suas diversidades, vivências e individualidades.
A formação tem enfoque na segurança e no bem-estar das atendidas pela rede, trabalhando a escuta intersetorial e a avaliação, investigação e processamento de cada caso. O momento também estimulará o diálogo para a elaboração de estratégias e soluções eficazes para agilizar processos e otimizar o atendimento.
Além disso, o percurso formativo tratará de ações, intervenções e estratégias para o rompimento definitivo do ciclo de violência e o recomeço por meio da autonomia financeira e a promoção da saúde mental.
A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, destacou a importância da ação para o enfrentamento às violências contra a mulher em todo o estado. “Este será o primeiro momento que teremos com a rede, onde iremos desenvolver atividades constantes. Com uma rede preparada e fortalecida, poderemos salvar mais mulheres e lhes dar o direito de ter uma nova vida”, ressaltou.
Alagoas Lilás
Instituído pelo pelo Governo de Alagoas, por meio do decreto 103.602, de 1º de agosto de 2025, o Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do Brasil voltada ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, humanizar o acolhimento, reduzir os casos de feminicídio e integrar os 102 municípios alagoanos por meio de ações de prevenção, proteção e apoio especializado.
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
