Rede de enfrentamento à violência contra a mulher participa de formação promovida pelo Alagoas Lilás
Ação ocorre nos dias 26 a 28 e reunirá técnicas e gestoras em formações voltados ao atendimento adequado às mulheres em situação de violência
O Comitê Gestor do Alagoas Lilás irá promover, nos dias 26, 27 e 28, um percurso formativo temático com órgãos e equipamentos estaduais e municipais que integram a rede de enfrentamento à violência do estado. As atividades serão realizadas no Hotel Best Western Premier, no bairro de Pajuçara, em Maceió.
Liderada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), a ação reunirá técnicas e gestoras para realizar treinamentos práticos voltados ao atendimento adequado e humanizado para as mulheres em situação de violência, tendo em consideração as suas diversidades, vivências e individualidades.
A formação tem enfoque na segurança e no bem-estar das atendidas pela rede, trabalhando a escuta intersetorial e a avaliação, investigação e processamento de cada caso. O momento também estimulará o diálogo para a elaboração de estratégias e soluções eficazes para agilizar processos e otimizar o atendimento.
Além disso, o percurso formativo tratará de ações, intervenções e estratégias para o rompimento definitivo do ciclo de violência e o recomeço por meio da autonomia financeira e a promoção da saúde mental.
A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, destacou a importância da ação para o enfrentamento às violências contra a mulher em todo o estado. “Este será o primeiro momento que teremos com a rede, onde iremos desenvolver atividades constantes. Com uma rede preparada e fortalecida, poderemos salvar mais mulheres e lhes dar o direito de ter uma nova vida”, ressaltou.
Alagoas Lilás
Instituído pelo pelo Governo de Alagoas, por meio do decreto 103.602, de 1º de agosto de 2025, o Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do Brasil voltada ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, humanizar o acolhimento, reduzir os casos de feminicídio e integrar os 102 municípios alagoanos por meio de ações de prevenção, proteção e apoio especializado.
Últimas notícias
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Polícia inicia investigações sobre briga de irmãos que terminou em morte à facadas no Pilar
Sine Alagoas oferece 2.372 vagas de emprego esta semana
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços e orienta consumidores para compras do carnaval
Trabalhador encontra carta de amor no lixo e história viraliza nas redes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
