Operação Mute apreende celulares, drogas e armas artesanais em presídios de AL
Ação nacional reforça combate a organizações criminosas e bloqueia comunicações ilegais dentro dos presídios
A nona fase da Operação Mute resultou na apreensão de celulares, drogas, armas artesanais e anotações que indicam atuação de organização criminosa, durante ações ao longo de três dias em três unidades prisionais de Alagoas. A operação mobilizou cerca de 80 policiais penais e servidores do sistema penitenciário, por iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A ação tem como objetivo combater organizações criminosas e enfrentar comunicações proibidas dentro das unidades prisionais, por meio de revistas estratégicas, orientadas e acompanhadas de atividades de inteligência.
As equipes estiveram na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e na Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM), ambas em Maceió, além do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

Entre as metas da Operação Mute estão impedir a coordenação de crimes, o repasse de ordens e a disseminação de informações por facções criminosas a partir da apreensão de celulares e dispositivos eletrônicos. A medida também contribui para reduzir delitos como tráfico de drogas, roubos, homicídios e extorsões, frequentemente ordenados de dentro dos presídios.
A retirada de armas improvisadas, drogas e outros materiais ilícitos fortalece ainda mais a segurança interna, reduzindo o risco de rebeliões e motins.
A operação ocorre simultaneamente em estados e no Distrito Federal, com participação de policiais penais federais, estaduais e distritais. “A Operação Mute é uma das maiores ações de combate ao crime dentro das unidades prisionais, e Alagoas tem participado ativamente, impedindo qualquer meio de comunicação dos reeducandos com o meio externo e evitando a entrada de ilícitos como drogas e armas”, destacou o secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Diogo Teixeira.

A gerente de Inteligência da Seris, policial penal Phabiola Pereira, ressaltou o saldo positivo desta fase. “Encerramos mais uma etapa da Operação Mute com apreensões de armas artesanais, drogas, anotações e celulares, cumprindo o objetivo de combater o crime organizado nas unidades, cessando a comunicação entre o interior dos presídios e o mundo exterior e impactando na redução dos índices de violência”, afirmou.
Últimas notícias
Caminhão-pipa quebra e fica atravessado no meio da pista em Arapiraca
Prefeitura de Major Izidoro intensifica manutenção e limpeza de barragens na zona rural
Prefeitura de Maragogi realiza Jornada Pedagógica 2026 e fortalece o compromisso com a educação
Mestrado da Uneal lança edital para seleção de aluno especial
Uneal nega irregularidades e afirma que pagamentos de bolsas seguem normas internas
Acidente com vítima fatal é registrado na BR-104, em Branquinha
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
