Polícia

[Vídeo] Agente de trânsito denuncia perseguição após campanha de Lelo Maia contra o DMTT

Deputado espalhou outdoors em Maceió acusando o órgão de promover ‘indústria da multa’

Por 7Segundos 07/11/2025 17h05 - Atualizado em 07/11/2025 17h05
[Vídeo] Agente de trânsito denuncia perseguição após campanha de Lelo Maia contra o DMTT
Lelo Maia espalha outdoors denunciando suposta ‘indústria da multa’ - Foto: Reprodução

Uma agente de trânsito do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió fez um desabafo, através de um vídeo enviado ao 7Segundos nesta sexta-feira (7), afirmando estar sendo alvo de perseguição e ataques após as recentes declarações e ações do deputado estadual Lelo Maia (União). O parlamentar espalhou outdoors pela capital incentivando a população a denunciar o que chamou de “indústria da multa” e acusa os fiscais de praticarem abuso de autoridade.

A polêmica começou, no dia 17 de outubro, quando o deputado tentou impedir a apreensão de um veículo autuado pelo DMTT por transporte irregular. Lelo se colocou na frente do guincho e chegou a ameaçar de prisão os agentes que cumpriam a determinação legal, alegando abuso de autoridade. Desde então, o parlamentar tem usado o caso como bandeira política. Em outdoors espalhados por Maceió, ele convoca a população a denunciar supostos abusos cometidos pelos agentes de trânsito e disponibiliza um QR Code para envio das queixas.

“Eu não consigo mais realizar meu trabalho. Fico com receio de tudo que esse deputado está fazendo com a gente, colocando a sociedade contra nós”, disse a agente, que preferiu não se identificar. Chorando, ela relatou que evita comentar o assunto com a família por medo e desgaste emocional. “Chego em casa e tento me isolar, para não contar como estou me sentindo, como estou frágil nesse momento. Eu quero que ele pare com essas mentiras, com esses outdoors espalhados pela cidade. Ficam 'tirando onda' com a nossa cara”, completou.

Ciente das acusações, o Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito no Estado de Alagoas (Sindatran/AL) divulgou uma nota de repúdio contra o parlamentar, afirmando que suas declarações têm gerado hostilidade e ameaças contra os profissionais. A entidade classifica as falas como “caluniosas e sem fundamento” e afirma que o discurso de Lelo Maia tem incentivado o desrespeito à lei e aos servidores públicos.

“Como figura pública e parlamentar, ao invés de se informar e passar isso à população, o mesmo segue o caminho contrário, visando interesses pessoais, sem se preocupar com pais e mães de família, filhos e seus respectivos familiares e amigos. Pessoas que hoje trabalham com um alvo, pura e simplesmente por executarem a Lei”, destaca o sindicato.

O Sindatran afirma que, desde então, a categoria vive em clima de medo. “Alguns condutores sentem-se no direito de ameaçar e ofender os profissionais de trânsito”, diz a nota. “Repudiamos tal comportamento, que desinforma, incita a violência e o descumprimento das leis.”

Assista o desabafo da agente de trânsito:

Veja a nota do sindicato na íntegra:

O Sindicato dos Agentes Municipais de Transito No Estado de Alagoas (Sindatran/AL) vem a público manifestar sua indignação às infundadas acusações direcionadas à categoria dos agentes de trânsito pelo deputado estadual Lelo Maia.

As falas caluniosas, sem qualquer coerência ou fundamento, estão trazendo a todos os agentes momentos de angústia. A situação reflete diretamente no comportamento de alguns condutores que, influenciados pelas falas do parlamentar, sentem-se no direito de ameaçar e ofender os profissionais de trânsito.

Como fruto dessas ameaças, já temos agentes passando por situações emocionais que requerem maior cuidado, como a servidora efetiva no presente no vídeo. A profissional, antes de tudo mãe e esposa, vive em pânico e teme por sua integridade física. Outros agentes também vivem a mesma situação, em maior ou menor grau, toda incentivada direta e indiretamente pelas falas de ódio e acusações feitas pelo deputado. Como figura pública e parlamentar, ao invés de se informar e passar isso à população, o mesmo segue o caminho contrário, visando interesses pessoais, sem se preocupar com pais e mães de família, filhos e seus respectivos familiares e amigos. Pessoas que hoje trabalham com um alvo, pura e simplesmente por executarem a Lei.

Repudiamos tal comportamento, que desinforma, ínsita a violência e o descumprimento das leis, visto que o deputado Lelo Maia tem em suas falas e em seu comportamento um tom de que "TUDO PODE" e que "FAZER VALER A LEI" é errado e quem o faz não é merecedor de RESPEITO.

Encerramos acreditando que o justo sempre prevalece e reforçando que cada agente de trânsito pode e sempre poderá contar com o nosso irrestrito apoio, apoio de quem acredita no trabalho justo executado por esses profissionais que acima de qualquer coisa se preocupam em dar o melhor de si, em especial para a população Maceió, de todo Estado de Alagoas e daqueles que nos visitam e que após um dia de dura batalha possa voltar são para o conforto de seus lares.

Sindicato dos Agentes Municipais de Transito No Estado de Alagoas (Sindatran/AL)