Casa própria: Caixa volta a permitir mais de um financiamento ao mesmo tempo; entenda
Segundo a Caixa, a medida amplia o crédito e impulsiona a construção civil.
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (9) que clientes poderão novamente contratar mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo usando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Essa possibilidade estava suspensa desde novembro de 2024. Na época, a Caixa criou uma regra que impedia clientes com um financiamento habitacional ativo — incluindo seus cônjuges, independentemente do regime de casamento — de contratar um novo crédito imobiliário no banco.
Durante os 13 meses em que a restrição esteve em vigor, a Caixa tentou equilibrar a forte procura por financiamentos com a falta de recursos disponíveis no SBPE. Na prática, havia muita demanda por crédito, mas pouco dinheiro no sistema para atender a todos.
🏠 Os financiamentos que usam recursos do SBPE têm o saldo devedor corrigido pela Taxa Referencial (TR), oferecem juros a partir de 10,99% ao ano e podem ser pagos em até 420 meses — ou seja, 35 anos. Esse é um dos modelos mais comuns para quem busca crédito habitacional.
Com a nova decisão, essa restrição foi eliminada. Agora, os clientes podem contratar mais de um financiamento pelo SBPE. Segundo a Caixa, a mudança atende à demanda do mercado e amplia as oportunidades tanto para famílias que querem comprar imóveis quanto para investidores.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que a mudança foi possível após o Banco Central (BC) alterar as regras sobre os depósitos compulsórios da poupança, permitindo que parte dos recursos da caderneta possa ser usada para crédito imobiliário. (veja no infográfico abaixo)
"Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento ao mercado", afirmou.
A mudança anunciada pela Caixa integra um pacote de medidas do governo, divulgado em outubro, para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a construção civil.
Entre as ações estão o aumento do limite de financiamento pelo SBPE e pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a alteração nas regras de compulsórios do BC e a ampliação do uso de recursos do FGTS para imóveis pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Veja os detalhes abaixo:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/y/xObaYeQJA57NQx8NeIrg/251010-info-novo-credito-imobiliario-1.jpg)
Infográfico - veja o que muda na compra da casa própria com novo modelo de crédito do governo — Foto: Arte/g1
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
