Casa própria: Caixa volta a permitir mais de um financiamento ao mesmo tempo; entenda
Segundo a Caixa, a medida amplia o crédito e impulsiona a construção civil.
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (9) que clientes poderão novamente contratar mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo usando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Essa possibilidade estava suspensa desde novembro de 2024. Na época, a Caixa criou uma regra que impedia clientes com um financiamento habitacional ativo — incluindo seus cônjuges, independentemente do regime de casamento — de contratar um novo crédito imobiliário no banco.
Durante os 13 meses em que a restrição esteve em vigor, a Caixa tentou equilibrar a forte procura por financiamentos com a falta de recursos disponíveis no SBPE. Na prática, havia muita demanda por crédito, mas pouco dinheiro no sistema para atender a todos.
🏠 Os financiamentos que usam recursos do SBPE têm o saldo devedor corrigido pela Taxa Referencial (TR), oferecem juros a partir de 10,99% ao ano e podem ser pagos em até 420 meses — ou seja, 35 anos. Esse é um dos modelos mais comuns para quem busca crédito habitacional.
Com a nova decisão, essa restrição foi eliminada. Agora, os clientes podem contratar mais de um financiamento pelo SBPE. Segundo a Caixa, a mudança atende à demanda do mercado e amplia as oportunidades tanto para famílias que querem comprar imóveis quanto para investidores.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que a mudança foi possível após o Banco Central (BC) alterar as regras sobre os depósitos compulsórios da poupança, permitindo que parte dos recursos da caderneta possa ser usada para crédito imobiliário. (veja no infográfico abaixo)
"Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento ao mercado", afirmou.
A mudança anunciada pela Caixa integra um pacote de medidas do governo, divulgado em outubro, para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a construção civil.
Entre as ações estão o aumento do limite de financiamento pelo SBPE e pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a alteração nas regras de compulsórios do BC e a ampliação do uso de recursos do FGTS para imóveis pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Veja os detalhes abaixo:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/y/xObaYeQJA57NQx8NeIrg/251010-info-novo-credito-imobiliario-1.jpg)
Infográfico - veja o que muda na compra da casa própria com novo modelo de crédito do governo — Foto: Arte/g1
Últimas notícias
Assistência Jurídica Municipal em Girau do Ponciano devolve direitos sociais de forma gratuita à população
Caminhão de lixo tomba na orla da Ponta Verde, em Maceió
Adolescente é baleado e morre após queda de moto em São Miguel dos Campos
Vigilância Sanitária de Maceió interdita fábrica de bolos no bairro Santa Lúcia
Polícia prende suspeito de tentativa de feminicídio contra grávida em Palmeira dos Índios
Ônibus com romeiros de AL com destino ao Juazeiro do Norte-CE se envolve em acidente e deixa feridos
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
