Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Para participar, é preciso preencher formulário no site da Seprev com informações e fotos dos imóveis
Os donos de imóveis que têm interesse em participar do aluguel social do Governo de Alagoas podem cadastrar a moradia de forma online pelo site seprev.al.gov.br/programa-novo-lar. A iniciativa faz parte do Programa Novo Lar, Nova Vida, que vai destinar habitação para pessoas em situação de rua em Alagoas, dentro da Política Estadual de Atenção e Acolhimento a essa população.
Para participar, os proprietários devem preencher um formulário com informações e fotos dos imóveis. O valor máximo do aluguel é de R$ 800,00, e a documentação da casa ou apartamento precisa estar regularizada.
Equipes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vêm fazendo uma busca ativa pelos imóveis em Maceió, e a plataforma digital surge como uma forma de oferecer oportunidade aos proprietários para que façam adesão ao programa.
“O Governo de Alagoas está implementando uma política pública séria para enfrentar a condição da população em situação de rua no estado. Com o cadastro online dos imóveis, vamos garantir mais agilidade ao processo de aluguel social, ampliar a transparência e oferecer à sociedade a oportunidade de participar dessa transformação”, afirmou o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.
Sobre o Programa Novo Lar, Nova Vida
O Governo de Alagoas enviou um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) que institui o Programa Novo Lar, Nova Vida e cria os auxílios Moradia e Novo Lar. O PL foi analisado em segunda votação nessa quinta-feira (11), pelos deputados estaduais.
O Auxílio Moradia garante habitação digna por meio do aluguel social. De acordo com o projeto, as casas e apartamentos alugados serão entregues com enxoval para que as pessoas tenham condições de se manter no imóvel. Além disso, elas vão contar com acompanhamento semanal de uma equipe multiprofissional, trabalhando para garantir que essas pessoas tenham condições para conclusão dos estudos, qualificação profissional, encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outras ações, resultando na autonomia dos beneficiários.
Já o Auxílio Novo Lar tem como objetivo viabilizar o retorno para a cidade de origem das pessoas que estão em situação de rua em Alagoas e que desejam voltar para casa. Nesse caso, além de garantir transporte e alimentação, o Estado também irá entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de origem para que seja dado um suporte na chegada e na reinserção social.
Essas ações foram planejadas com base nos dados do 1º Censo da População em Situação de Rua, que entrevistou 2.265 pessoas na capital e no interior, com o apoio do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. As ações vão garantir os direitos sociais e a dignidade das pessoas que se encontram nessa condição no estado, colocando um fim à situação de vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
