DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Solicitação deve ser formalizada ao Departamento de Trânsito e atender requisitos presentes na Portaria nº 0569/2025
O Departamento de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió publicou, na última quinta-feira (11), a Portaria nº 0569/2025, que regulamenta o uso de barreiras plásticas monoblocos junto à guia rebaixada. A medida tem como objetivo coibir o estacionamento irregular nas entradas e saídas de veículos em garagens, prática que tem sido alvo de sucessivas denúncias e reclamações.
A Portaria estabelece uma autorização excepcional para a instalação dos equipamentos, padrão DNIT, no trecho correspondente à guia rebaixada de condomínios e edificações.
"Recebemos várias denúncias de veículos estacionados de forma perigosa, às vezes até além do limite das entradas das garagens em condomínios e outros imóveis, o que dificulta a manobra e coloca em risco a segurança dos motoristas, pois em algumas situações, a visão de quem está dirigindo fica comprometida. Com isso reunimos a equipe técnica de engenharia e também de policiamento viário para analisar a melhor providência a tomar nessas situações", destacou André Costa, diretor-presidente do DMTT.
A autorização é condicionada a regras específicas, buscando substituir o uso improvisado e perigoso de materiais como prismas de concreto, conhecido como gelo baiano, cones e cavaletes metálicos. A instalação passa a ser permitida apenas em vias locais, sendo vedada em vias arteriais e coletoras. "O principal objetivo é impedir o estacionamento irregular e garantir segurança tanto de quem acessa ou deixa uma garagem, como também o motorista que segue pela via", disse o diretor de Policiamento Viário do DMTT, Carlos Moura.
Sobre as condições do equipamento: o bloco deve ser removível (não fixado ao solo), mantido em perfeitas condições de limpeza e visibilidade, e possuir faixas refletivas ou pintura que garantam percepção dia e noite.
O que é proibido com a Portaria?
•A utilização de gelo baiano, blocos de concreto, cavaletes metálicos ou outros dispositivos rígidos que possam configurar obstrução de via pública e oferecer risco;
•A instalação não deve exceder os limites laterais da guia rebaixada ou ampliar artificialmente a área protegida;
•O equipamento deve permitir a circulação de pedestres, sem obstruir o passeio, e não pode avançar sobre a faixa de rolamento quando não estiver alinhado com o rebaixamento.
Como solicitar a autorização?
O processo deve ser formalizado junto ao DMTT, protocolado exclusivamente por meio eletrônico, com o requerimento específico (cujo modelo é o Anexo I da Portaria), preenchido e assinado. A solicitação deve ser enviada por e-mail, para o endereço [email protected].
Após a solicitação realizada, o DMTT fará a análise, podendo realizar vistoria técnica no local, caso seja necessário, e emitirá parecer conclusivo, dando ou não a anuência para a instalação. "Haverá uma análise técnica para que possamos avaliar a implantação ou não", completou Carlos Moura.
Responsabilidades do Requerente
O requerente será responsável pela instalação, manutenção e remoção do equipamento, sem fixação ao pavimento e em condições de visibilidade e também por eventuais danos decorrentes de uso inadequado.
A autorização concedida não implica reserva de vaga ou domínio do espaço público pelo condomínio ou estabelecimento. O DMTT poderá determinar a retirada imediata ou revogar a autorização em caso de uso irregular, risco, transtorno, ou desvio de finalidade.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
