Política

Renúncia de Zambelli não comove bolsonaristas; apenas um alagoano comentou a decisão

A ex-deputada é tida como umas das principais responsáveis pela derrota de Bolsonaro em 2022

Por Felipe Ferreira 15/12/2025 10h10 - Atualizado em 15/12/2025 10h10
Renúncia de Zambelli não comove bolsonaristas; apenas um alagoano comentou a decisão
Renúncia de Zambelli passou batida entre bolsonaristas alagoanos - Foto: Montagem 7Segundos

Carla Zambelli (PL) renunciou ao cargo de deputada federal, como informou a Câmara nesse domingo (14), mas acabou sendo ignorada por parte da base bolsonarista. Em Alagoas, apenas um deputado aliado repercutiu a decisão da ex-parlamentar.

Presa na Itália desde julho, Zambelli é vista por bolsonaristas como uma das principais responsáveis pela derrota de Bolsonaro em 2022. Na véspera do segundo turno das eleições, Zambelli correu atrás de um homem negro com uma arma na mão em uma rua dos Jardins, em São Paulo. O caso é tido como um dos motivos da vitória de Lula.

Acostumados a repercutir quase que semanalmente casos envolvendo colegas, bolsonaristas de Alagoas tiveram uma folga nesse último final de semana. Apenas o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) escreveu uma mensagem de apoio a ex-parlamentar.

“Minha solidariedade à deputada Carla Zambelli. Renunciar não foi fraqueza. Foi um ato político e jurídico diante de um cenário de exceção. Quando a vontade de quase um milhão de brasileiros é ignorada, não estamos falando de justiça. Estamos falando de abuso de poder. Uma batalha pode ter sido interrompida, mas a guerra pela liberdade, pela Constituição e pela soberania do voto popular não acabou. O Brasil precisa voltar a respeitar a democracia de verdade”, disse o deputado.

A decisão de Zambelli acontece após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, considerar nula a tentativa dos deputados de salvarem o mandato da parlamentar.

Moraes determinou que o suplente de Zambelli, Adilson Barroso, deve assumir o cargo em 48 horas.