Estatuto da Blitz: deputado quer câmera corporal, agentes fardados e ordem de serviço durante fiscalizações
Lelo Maia aponta que a medida evita arbitrariedade e que os cidadãos sejam lesados
O deputado estadual Lelo Maia (União Brasil) protocolou na Assembleia Legislativa um projeto que cria o Estatuto da Blitz, medida que pretende regulamentar as fiscalizações de trânsito em Alagoas.
Segundo o parlamentar, o Estatuto da Blitz protege o cidadão contra abusos e ilegalidades praticadas por agentes de trânsito do DMTT, BPtran, Detran e Arsal. A medida passou a ser estudada pelo gabinete de Maia após denúncias recebidas pelo deputado.
“Os agentes vão ter que estar fardados, identificados e com câmara corporal. Além disso, cada blitz deve ter uma ordem de serviço oficial”, disse o deputado na última semana.
Além de evitar arbitrariedade, o Estatuto prevê o pagamento via pix do emplacamento ou outra taxa que o motorista esteja inadimplente.
“Com isso, o Estatuto da Blitz vai combater diretamente a máfia do guincho. Em muitas Blitze estamos acostumados a ver inúmeras motos em cima [dos guinchos]. Por quê? Porque não se aplica corretamente o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), deixando claro que você só deve recolher aqueles veículos se o vício que nele existe não pode ser sanado ou se, ao continuar na rua, vai causar risco ao trânsito”, destacou.
A medida faz parte do embate travado entre Lelo Maia e o DMTT. Após ser alvo de uma blitz, o parlamentar tem denunciado “irregularidades” na conduta dos agentes municipais.
Mais recentemente, Maia levou ao MPAL suspeitas de vínculo entre o excesso de multas aplicadas e benefícios para agentes do DMTT.
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
