Por que o Exército pediu para suspender implosão de hotel em Brasília
Exército Brasileiro é responsável por autorizar, fiscalizar e definir protocolos de segurança com o uso de explosivos no país
O adiamento da implosão do Torre Palace Hotel partiu do Exército Brasileiro, órgão responsável pela logística, autorização e fiscalização do uso de explosivos no país. Inicialmente prevista para domingo (21/12), a demolição foi remarcada para 25 de janeiro de 2026, após solicitação da Força para organizar melhor a logística.
No Brasil, explosivos, detonadores e acessórios são classificados como Produtos Controlados pelo Exército (PCE). A regulamentação envolve questões de segurança pública, ordem interna e defesa nacional.
Além de autorizar o uso do material, o Exército pode atuar de forma integrada com outros órgãos para garantir o isolamento do perímetro, prevenir acidentes e assegurar que a implosão ocorra sem riscos à população ou interferências externas.
Entenda motivo da implosão
Fechado desde 2013, o Torre Palace Hotel fica no Setor Hoteleiro Norte e foi adquirido por um grupo do ramo hoteleiro, que pretende erguer um novo empreendimento no local. A implosão será executada pela empresa RVS Construções e Demolições.
O edifício foi idealizado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj. Com 14 andares, 140 apartamentos e vista privilegiada para o Eixo Monumental, o hotel hospedou autoridades, diplomatas e empresários durante décadas.
Após a morte do fundador, o prédio entrou em decadência, encerrou as atividades e passou a sofrer invasões e depredações, tornando-se ponto de insegurança e deterioração urbana.Segundo dados técnicos da empresa responsável, foram realizados 938 furos estruturais, com o uso de 165,56 quilos de explosivos do tipo Ibegel SSP.
O material explosivo será instalado nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 7º, totalizando 600,78 metros perfurados nos pilares. O colapso foi projetado para ocorrer com leve inclinação para o Leste, reduzindo a dispersão de resíduos em direção ao Eixo Monumental.
A operação contará com apoio da Defesa Civil, da Polícia, do Detran e do Corpo de Bombeiros. No dia da implosão, haverá evacuação preventiva dos hotéis mais próximos, localizados à frente e à lateral do edifício.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
