Política

Teo Vilela reassume comando do PSDB em Alagoas após 10 anos de reclusão

A sigla tucana estava sob o comando do sobrinho do ex-governador, Pedro Vilela

Por Felipe Ferreira 23/12/2025 12h12
Teo Vilela reassume comando do PSDB em Alagoas após 10 anos de reclusão
Teotônio Vilela assume o PSDB Alagoas - Foto: Divulgação

O ex-governador Teotônio Vilela Filho está de volta ao protagonismo partidário após uma década afastado da linha de frente. Teo assumiu a presidência do PSDB Alagoas no último dia 17 de dezembro, segundo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vilela, que governou o estado entre 2007 e 2014, e presidiu o PSDB nacional, substitui seu sobrinho, o ex-deputado federal Pedro Vilela. A mudança ocorre de forma discreta, por meio de ato cartorial, sem grandes alardes públicos.

O retorno de Teo acontece em um momento de reconstrução para os tucanos. O PSDB enfrenta um esgotamento da federação com o Cidadania e busca novas alianças para sobreviver eleitoralmente.

Ao reassumir o comando, o ex-governador deixa a "reserva" política e volta a ser um ator direto no tabuleiro eleitoral de 2026.

Embora não tenha anunciado candidatura, o gesto sinaliza que Vilela pretende usar sua experiência para tentar reerguer o partido, que perdeu densidade em Alagoas nos últimos anos.

Com uma trajetória que inclui três mandatos no Senado e dois no Palácio República dos Palmares, o retorno de Teotônio Vilela Filho reorganiza as forças de oposição e abre espaço para novas articulações no cenário estadual.