Prefeitura avança com ações voltadas para mulheres, PCDs e pessoas idosas
Banco da mulher empreendedora, Empodera 60+ e camarote PCD foram alguns dos destaques em 2025
Ao longo de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), fortaleceu políticas públicas e ações voltadas para as mulheres, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas idosas. Os números refletem o compromisso da gestão municipal na construção de uma cidade mais humana, igualitária e acolhedora para todos.
Pessoas idosas
Por meio do programa Empodera 60+, a Semuc realizou em fevereiro de 2025, um ciclo de visitas técnicas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com o objetivo de observar o funcionamento, registrar demandas e fortalecer vínculos institucionais, zelando pelos direitos das pessoas idosas residentes. No período, 260 pessoas idosas foram atendidas pela iniciativa.
No mês de junho de 2025, foi realizada a 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que reuniu cerca de 400 pessoas representantes de órgãos públicos, sociedade civil, conselhos e lideranças comunitárias.
Em continuidade ao atendimento às instituições, em outubro de 2025, também foi realizado o 1º Seminário de Capacitação de ILPIs, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) e com a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA-Ufal), que contou com 70 profissionais e cuidadores.
Também foram realizadas, com o apoio do Procon Maceió, ações que alertaram e informaram pessoas idosas sobre golpes, fraudes e finanças, assim como orientações jurídicas e de proteção de direitos. Foram atendidas 120 pessoas idosas.
Ações que incentivam o bem-estar, empreendedorismo e qualidade de vida da pessoa idosa também foram realizadas pela Semuc. O programa Valorizar é Cuidar, ofereceu serviços de saúde, beleza e bem-estar na orla da Ponta Verde, ao reunir um público estimado de 300 pessoas. A 1ª Feira da Longevidade, que celebrou o empreendedorismo após os 60+, reuniu mais de 700 pessoas nos dois dias de evento.
Pasta da Mulher
Por mais um ano, o cabine do Maceió sem Assédio esteve presente nos eventos e festividades públicas do município, como as prévias carnavalescas, com ações educativas de prevenção à violência contra a mulher e as cabines no Verão Massayó e São João Massayó, com profissionais especializados que acolheram e orientaram mulheres vítimas de assédio, em estado de embriaguez e busca ativa por crianças perdidas.
O programa também foi à orla marítima da cidade para capacitar ambulantes sobre como identificar um caso de assédio e como acolher uma mulher nessa situação. Ao todo, 59 vendedores foram capacitados com o objetivo de tornar a praia um local mais seguro.
Também foram realizadas ações de conscientização com motoristas de transportes coletivos com a campanha Corrida Segura. Durante três dias, 70 profissionais recebem orientações sobre como acolher as passageiras. Como parte da campanha, adesivos com informações sobre como procurar ajuda e denunciar casos de assédio estamparam 50 ônibus que circularam pela cidade, informando a população.
Ao longo de 20025, a Semuc também organizou ações de enfrentamento à violência contra a mulher, com foco no combate à violência doméstica. Foram realizadas 10 rodas de conversa, por meio do programa Salve Mulher, que impactaram a vida de 350 participantes. A iniciativa disseminou informação, fortaleceu o entendimento sobre direitos, orientou sobre canais de denúncia e desempenhou um papel fundamental na rede de proteção às mulheres.
Também por meio do programa, 44 mulheres em situação de violência doméstica foram encaminhadas para a realização do cadastro habitacional e 21 mulheres foram encaminhadas para a análise e possível concessão do Auxílio Aluguel Maria da Penha, fortalecendo a rede de proteção e garantindo acesso a políticas de moradia voltadas à segurança e dignidade das mulheres em situação de violência
O município de Maceió também fortaleceu programas de incentivo a mulheres que desejam investir no próprio negócio. Em 2025, foram lançados o terceiro e o quarto editais do Banco da Mulher Empreendedora. Ao todo, 1.500 mulheres foram impactadas diretamente, fortalecendo iniciativas de autonomia econômica e geração de renda.
Com o apoio do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) foi realizada a 3ª Feira da Mulher Empreendedora. O evento reuniu, ao longo de cinco dias, 38 participantes e movimentou mais de R$ 30 mil em vendas na capital alagoana.
Pessoas com Deficiência
Projetos como o Inclusão em Ação, que visam promover inclusão social e bem-estar de pessoas com deficiência, foram mantidos em 2025, reforçando o compromisso da gestão municipal com os cidadãos. O público-alvo inclui pessoas de todas as idades, com diferentes tipos de deficiência, e visa atender à diversidade de suas necessidades, proporcionando empoderamento, com a disseminação de informações sobre direitos, serviços de saúde adaptados e iniciativas para melhorar a autoestima e a autoconfiança. Ao longo de 2025, foram contempladas mais de mil pessoas.
O conhecido Camarote PCD voltou durante o Festival Verão Massayó e São João Massayó nas edições de 2025. Mais de duas mil pessoas aproveitaram os eventos com acessibilidade e inclusão, em um espaço com rampas de acesso, fones redutores de ruídos, totens em Braille, audiodescrição e outras iniciativas inclusivas. Para garantir o acesso ao evento, a Prefeitura de Maceió também disponibilizou uma Van acessível que fez a rota até o local das apresentações.
Visando empoderar e facilitar o acesso a direitos e serviços de pessoas com deficiências ocultas, o projeto Rede Girassol disponibilizou o Cordão de Girassol, sancionado pela Lei 14.624/2023. Em 2025, foram oferecidos 238 cordões.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
