Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
O chefe do exército venezuelano referendou a decisão da Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela
As forças armadas da Venezuela reconheceram vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina do país pelo próximos 90 dias. A decisão foi tomada neste domingo, 4, um dia após a captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos. A decisão foi proferida em comunicado televisionado do ministro da Defesa, Vladimir Padrino.
O chefe do exército venezuelano referendou a decisão da Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela, que reforçou o mandato interino de Delcy Rodríguez. Durante o seu pronunciamento, o ministro afirmou que os seguranças de maduro foram assassinados a sangue frio pelo exército americano. Ele disse ainda que o país está sob controle e que os cidadãos devem voltar as suas atividades matinais.
“Apelo ao povo da Venezuela para que retome suas atividades de todos os tipos, econômicas, laborais e educacionais, nos próximos dias”, disse o ministro da Defesa. “Exigimos o retorno de Maduro e da
primeira-dama”, disse López. “Este é um ato de agressão contra o legítimo presidente da Venezuela e a primeira-dama.”
O governo americano atacou a Venezuela e capturou o ditador, Nicolás Maduro, na madrugada do último sábado, 3. Horas após a operação militar, o presidente americano Donald Trump afirmou que os Estados “vão administrar” a Venezuela com a cooperação da vice-presidente Delcy Rodríguez, a quem descreveu como disposta a atender às exigências de Washington.
Em discurso no resort de Mar-a-Lago, na Flórida, Trump declarou que Rodríguez teria assumido interinamente o governo e mantido conversas diretas com o secretário de Estado, Marco Rubio. O presidente a americano informou ainda que o mercado petroleiro venezuelano será aberto para as empresas estadunidenses. Conforme esta reportagem, as reservas de petróleo da Venezuela podem chegar a US$ 18,4 trilhões.
Em Caracas, no entanto, o tom foi oposto. Em pronunciamento transmitido em rede nacional, Rodríguez classificou a ação americana como um “sequestro ilegal e vergonhoso”, exigiu a libertação imediata de imediata de Maduro e de sua mulher, Cilia Flores, e afirmou que a Venezuela não aceitará “voltar a ser colônia de nenhum império”.
Em suma, a disputa entre o regime chavista e Donald Trump segue indefinida. A única situação previsível desse confronto nos próximos 90 dias é que Delcy Rodríguez seguirá como presidente da Venezuela.
Últimas notícias
São João Raiz tem noite de acordeon e coco de roda nesta quarta-feira (17)
Polícia prende em PE e SP suspeitos de tentativa de latrocínio em Quebrangulo
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Santana do Ipanema
Prefeitura anuncia entrega de alvarás e crachás para ambulantes do São João Massayó
Representante comercial morre em grave acidente envolvendo carro e carreta na BR-423
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
