Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (8)
A ação vai ocorrer no horário das 9h às 16h na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai promover uma coleta externa de sangue no município de Coruripe nesta quinta-feira (8). A ação itinerante vai ser realizada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, localizado na Rua Euclides Baeta, s/n, no bairro João Carvalho.
As equipes vão estar disponíveis das 9h às 16h e a medida busca formar estoque de hemocomponentes estratégico para atender a demanda transfusional. Por meio das coletas itinerantes, o Hemoal facilita o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue e mantém estabilizado o estoque para atender às maternidades e hospitais, tendo em vista que o hemocentro abastece de sangue e hemocomponentes as unidades públicas da capital e do interior do estado, para atender os casos de urgência e emergência e as cirurgias eletivas.
Critérios para doar
Conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), os voluntários precisam ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é necessário apresentar um documento de identificação oficial e original com foto ao se candidatar à doação de sangue. O candidato à doação de sangue também deve estar alimentado, evitando, no entanto, alimentos gordurosos.
Os doadores não podem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e se faz necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior. No caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente. Quanto às mulheres, o procedimento é proibido apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta externa de sangue no município de Coruripe nesta quinta-feira (8). A ação ocorrerá no horário das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley.
Para doar sangue, o voluntário deve seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Também é exigido que o voluntário apresente bom estado de saúde, tenha peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e porte um documento de identificação com foto.
O Ministério da Saúde determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue. Com relação às pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida.
Mas, se estiverem apresentando sintomas gripais, só podem doar sangue 10 dias após de desaparecem os sintomas. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
Últimas notícias
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
BabaSom recebe ‘Solstício em Sol Maior’ com Casa da Mata e Pedro Salvador neste sábado (10)
Prefeitura oferece espaço kids para filhos de garis e permissionários no Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
