Política

Teca Nelma participa de ato em defesa da democracia em Maceió no dia 8 de Janeiro

Durante o ato, o ex-ministro José Dirceu criticou propostas que buscam reduzir penas para os envolvidos

Por Ascom 09/01/2026 10h10
Teca Nelma participa de ato em defesa da democracia em Maceió no dia 8 de Janeiro
Ex-ministro José Dirceu e vereadora Teca Nelma - Foto: Reprodução

A vereadora por Maceió Teca Nelma (PT) esteve presente, nesta quarta-feira (8), no ato político realizado no Centro de Inovação do Jaraguá em defesa da democracia e da soberania nacional. A atividade marcou os três anos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e reuniu lideranças políticas, acadêmicas e representantes de movimentos sociais.

O evento, promovido pelo Partido dos Trabalhadores, reuniu centenas de pessoas e foi marcado por falas em defesa do Estado Democrático de Direito e contra qualquer tentativa de relativizar os crimes cometidos contra as instituições brasileiras. Além de Maceió, a mobilização ocorreu em diversas cidades de todo o país.

Durante o ato, o ex-ministro José Dirceu criticou propostas que buscam reduzir penas para os envolvidos nos ataques de 2023 e afirmou que esse tipo de iniciativa representa uma forma de “semi-anistia” aos responsáveis pelas ações golpistas.

Além de José Dirceu e Teca Nelma, também participaram do encontro o vice presidente nacional do PT, Joaquim Soriano, o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, o deputado federal Paulão (PT), a presidenta do Diretório Municipal do PT em Maceió, Alê Costa, a liderança sindical Dafne Orion, além de dirigentes partidários e militantes de diferentes setores.

Para a vereadora, a data precisa seguir sendo lembrada como um alerta permanente. “O 8 de Janeiro mostrou que a democracia precisa ser defendida todos os dias. Não dá para tratar aquele ataque como um episódio isolado ou menor”, afirmou.