Viral

Morte de tio de Suzane von Richthofen acende polêmica em disputa por herança milionária

Segundo a polícia, Suzane chegou a ir à delegacia para liberar o corpo do tio, mas não conseguiu

Por Record R7 19/01/2026 13h01 - Atualizado em 19/01/2026 13h01
Morte de tio de Suzane von Richthofen acende polêmica em disputa por herança milionária
A polêmica agora gira em torno de quem terá direito à herança milionária deixada pelo médico - Foto: Reprodução

A morte de um médico em São Paulo, nesta semana, poderia passar despercebida, já que tudo indica que foi por causas naturais. Poderia, se ele não tivesse a vida ligada às vítimas de um dos crimes que mais chocaram o Brasil. Miguel Abdalla Netto era irmão de Marísia von Richthofen e cunhado de Manfred, assassinados em 2002, e tio de Suzane, condenada por matar os próprios pais. A polêmica agora gira em torno de quem terá direito à herança milionária deixada pelo médico.

O corpo de Miguel foi encontrado em avançado estado de decomposição dentro de sua casa no bairro Campo Belo, zona sul de São Paulo. Ele vivia recluso há anos, e vizinhos estranharam a ausência de contato. Ao que tudo indica, o médico morreu de causas naturais, provavelmente um infarto. Mas só o laudo pericial vai poder confirmar nos próximos dias. Segundo a polícia, Suzane chegou a ir à delegacia para liberar o corpo do tio, mas não conseguiu porque Carmem Silvia Magnani já havia feito isso. Silvia, que era prima de Miguel, se apresentou às autoridades como pessoa responsável por definir o local de enterro de Miguel. E, ao mesmo tempo, como a última cônjuge ou convivente dele, com quem informou manter uma união estável.

Outro ponto que chama a atenção sobre o relacionamento entre Miguel e Silvia é a existência de um processo na Justiça. Em 2024, o médico pediu a reintegração de posse de um imóvel dele, em que Silvia morava. Em outubro do ano passado, ele ganhou a ação e acertou com ela o pagamento de valores retroativos pelo uso do imóvel. E nessa disputa judicial, o médico também contestou a questão da união estável entre os dois.

Caso Silvia não consiga manter na Justiça a união estável, especialistas apontam que a fortuna de cerca de R$ 5 milhões ficaria para os únicos sobrinhos, Andreas e Suzane von Richthofen, uma vez que o médico não deixou filhos e não tinha pais ou irmãos vivos.