Alagoas

Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados

O Congresso dos Municípios Alagoanos segue até domingo (25)

Por 7Segundos, com Assessoria 22/01/2026 16h04
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Evento ocorre no bairro Jaraguá, no Centro de Convenções Ruth Cardoso - Foto: Assessoria

O Congresso dos Municípios Alagoanos teve início hoje (22), reunindo mais de 5 mil inscritos de 18 estados brasileiros no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. Logo nas primeiras horas, o evento já registrou intensa movimentação de gestores, técnicos e representantes de diversas áreas da administração pública, marcando o começo de uma programação voltada à qualificação e ao fortalecimento da gestão municipal.

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, o congresso se consolida como um espaço estratégico de formação técnica e troca de experiências. “É uma amplitude gigantesca. São palestras técnicas que vão favorecer a execução da política pública lá na ponta e interferir diretamente na qualidade do serviço público. Isso é importante a bem do cidadão alagoano e do cidadão brasileiro”, destacou.

Beltrão também ressaltou a presença de palestrantes renomados nacionalmente e o sentimento positivo logo no primeiro dia. “A movimentação está muito boa desde a manhã. A gente fica com o sentimento de dever cumprido, porque isso vai ajudar os gestores e prefeitos a entregarem um serviço público de qualidade, que é o que mais interessa”, afirmou.

O presidente da AMA ainda reforçou a integração entre congresso e feira. “Logo na entrada tem um painel que diz: ‘Alagoas inteira num só lugar’. Teremos uma exposição do que representa cada município, com a diversidade e potencialidades do nosso estado no turismo, cultura, gastronomia, artesanato e artes. De hoje até domingo, teremos a oportunidade de visitar o estado inteiro em um só lugar”, completou, ressaltando que o objetivo central do evento é fortalecer o sentimento de pertencimento do povo alagoano.

O coordenador do Congresso, Pedro Ferro, destacou as expectativas positivas para a programação. “A expectativa é a melhor possível. Foram 5 mil inscritos. Demos início aos cursos e palestras, e às 17h o presidente recebe as autoridades para a abertura oficial da Feira dos Municípios. A partir daí, feira e congresso passam a funcionar simultaneamente”, explicou.

Segundo ele, o primeiro dia já conta com uma agenda robusta e nomes de peso. “Temos muitas palestras importantes, presença de ministra, presidente de Tribunal de Contas e muitas autoridades. É uma programação intensa e muito qualificada para os participantes”, afirmou.

Participantes de outros estados também destacaram a relevância do congresso. O secretário de Cultura de Laranjeiras (SE), Léo Maxellion, enfatizou a importância dos debates para quem atua na gestão pública. “Esse evento é muito importante porque traz discussões fundamentais. A gestão pública não se faz mais como antes. Aqui vamos debater lei Aldir Blanc, contratos, licitações e outros temas essenciais. É uma grande oportunidade de aprendizado e troca de experiências”, avaliou.

Léo também elogiou a estrutura do evento. “A estrutura está fantástica. Desde a organização, decoração, painéis de LED até o monitoramento. A gente percebe o cuidado com todos os detalhes. Para quem trabalha com eventos, isso chama muita atenção”, disse. Ele destacou ainda a importância das atualizações legislativas. “A lei Aldir Blanc passou por mudanças e novas normativas, e discutir isso aqui é fundamental. Também espero aprender muito sobre contratos, licitações e contabilidade, áreas que fazem parte do nosso dia a dia na gestão pública”, concluiu.

O Congresso dos Municípios Alagoanos segue até domingo (25), com uma programação diversificada de palestras, cursos e painéis técnicos, integrando-se à 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, que apresenta a riqueza cultural, econômica e turística de todo o estado.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.