Política

Paulo Dantas nega cunho eleitoral em aproximação de JHC e Lula

Para o governador, o pacto citado pelo prefeito é estritamente institucional

Por Felipe Ferreira 26/01/2026 13h01 - Atualizado em 26/01/2026 13h01
Paulo Dantas nega cunho eleitoral em aproximação de JHC e Lula
Paulo Dantas acredita que o pacto entre Lula e JHC seja apenas institucional - Foto: Marcos Sousa / 7Segundos

O governador Paulo Dantas (MDB), quando questionado sobre o pacto entre JHC e Lula — anunciado pelo próprio prefeito na última sexta-feira (23) —, negou o viés eleitoral na aproximação entre o chefe do executivo de Maceió com o Palácio do Planalto.

Presidente do PL alagoano, o aceno de JHC a Lula caiu como uma bomba nos bastidores do partido, com direito a posicionamento contrário do líder da sigla na Câmara de Maceió nas redes sociais.

Para o governador, o pacto mencionado por JHC se refere a uma aliança institucional. Dantas pede, ainda, equilíbrio já que faltam oito meses para a finalização das convenções partidárias.

“O prefeito JHC, assim como o nosso grupo, tem um compromisso institucional em prestar os melhores serviços para o povo de Alagoas. (...) A gente fica feliz em fazer esse trabalho conjunto, mas agora temos que pensar em trabalhar, pensar em entregar o que o JHC combinou com a população lá em 2024, e o que eu e o presidente Lula pactuamos em 2022”, disse durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26).

“Ainda temos oito meses pela frente para ter a finalização das convenções partidárias. Até lá, o que nós temos que ter é maturidade, bom senso e equilíbrio. Entendo que, quando ele fala nessa união, é nesse sentido. Não trazendo a política para o momento”, afirmou Paulo Dantas.

O pacto mencionado na coletiva foi anunciado por JHC durante a entrega de pouco mais de 1.300 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida. Ao lado de Lula, Renan Filho e Paulo Dantas, JHC alimentou os rumores de bastidor sobre uma aliança para 2026 que pode facilitar a volta do ministro dos Transportes à cadeira de governador.

Aliados do prefeito ouvidos pelo 7Segundos garantem que, apesar do aceno público feito a Lula, a candidatura de JHC ao governo do estado segue de pé.