Plano de conservação das tartarugas marinhas é entregue à Semarh
Documento marca início de política pública estadual voltada à proteção das espécies em Alagoas
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em conjunto com instituições de defesa ambiental, entregou nesta segunda-feira (26) à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) o relatório final do Plano de Ação Estadual (PAE) para Conservação das Tartarugas Marinhas. A iniciativa representa um marco para a proteção das espécies como política pública no estado.
O plano foi construído de forma coletiva por 17 instituições, reunindo poder público e sociedade civil. O documento reúne 77 ações estratégicas, diagnóstico da situação das tartarugas marinhas em Alagoas, principais ameaças, além de um objetivo geral e 13 objetivos específicos, alinhados ao Plano Nacional de Conservação.
O promotor de Justiça Alberto Fonseca, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Capital, destacou que o PAE é resultado de um processo participativo, elaborado durante oficinas realizadas em dezembro de 2025. Segundo ele, o cumprimento das ações será avaliado anualmente, fortalecendo a defesa da biodiversidade marinha no estado.
A promotora Lavínia Fragoso, da 5ª Promotoria de Justiça da Capital, ressaltou o caráter pioneiro do plano e afirmou que o material pode servir de referência para outros estados brasileiros.
Para o biólogo Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, a proteção das tartarugas marinhas contribui para a preservação de todo o ecossistema costeiro. “É um animal símbolo. Ao protegê-lo, protegemos todo o ambiente marinho”, afirmou.
Ao receber o plano, o secretário estadual do Meio Ambiente, Judson Cabral, reforçou o compromisso da Semarh com a execução das ações e destacou a importância da educação ambiental como ferramenta de conscientização.
A entrega do documento contou ainda com representantes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), do Ibama em Alagoas e de organizações não governamentais, como a ONG Reserva do Surf, que também participou da elaboração do PAE.
Últimas notícias
Mãe de Anne Larissa chora em julgamento e pede justiça: “Só queria abraçar minha filha”
Motociclista fica ferido após colisão com caçamba na AL-110, em São Sebastião
Polícia Civil localiza jovem que desapareceu a caminho da escola em Maceió
IML de Arapiraca procura familiares de homem identificado como Julio César Furtado
Lula critica fim do imposto sindical e diz que movimento foi asfixiado
Polícia Militar recupera calçados furtados de loja no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
