Operação da PF apura desmatamento e degradação ambiental em área histórica da Serra da Barriga
Operação Kimbundu investigainvasão, queimadas e ameaças em monumento nacional ligado ao Quilombo dos Palmares
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), a Operação Kimbundu, com foco na investigação de crimes ambientais e danos ao patrimônio histórico no Monumento Nacional Serra da Barriga, localizado no município de União dos Palmares, interior de Alagoas.
De acordo com as apurações, um indivíduo é suspeito de ocupar de forma irregular uma área protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A ocupação teria provocado desmatamento, focos de incêndio e degradação ambiental em uma região considerada de alto valor histórico, cultural e simbólico para o país.
A Serra da Barriga é reconhecida nacionalmente por abrigar vestígios do antigo Quilombo dos Palmares, sendo um dos principais marcos da resistência negra no Brasil. As ações investigadas teriam avançado sobre áreas sensíveis do monumento, colocando em risco tanto o meio ambiente quanto a preservação da memória histórica do local.
Além dos danos ambientais, a Polícia Federal identificou indícios de que o investigado teria ameaçado e intimidado guardas florestais ligados à Fundação Cultural Palmares, responsáveis pela vigilância e proteção da área tombada.
Durante a operação, foram cumpridas medidas de investigação autorizadas pela Justiça Federal. O objetivo é reunir provas para a responsabilização dos envolvidos por crimes ambientais e outros ilícitos que possam ter sido praticados no contexto da ocupação irregular.
As investigações seguem em andamento.
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
