Política

À frente do Consórcio NE, Paulo Dantas aprova moção de apoio a Jorge Messias para o STF

O advogado-geral da União tem sofrido resistência de senadores que preferem Pacheco como ministro do Supremo

Por Felipe Ferreira 10/02/2026 12h12
À frente do Consórcio NE, Paulo Dantas aprova moção de apoio a Jorge Messias para o STF
Grupo defende que Messias seja o novo ministro do STF - Foto: Divulgação

A primeira Assembleia do Consórcio Nordeste presidida pelo governador Paulo Dantas (MDB) teve, como ato político, a aprovação de uma moção em apoio a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, como ministro do Superior Tribunal Federal (STF).

O documento ressalta os atributos técnicos, jurídicos e éticos de Messias, considerados “plenamente compatíveis com a elevada responsabilidade que o Supremo Tribunal Federal exerce na guarda da Constituição, na defesa do Estado Democrático de Direito e na promoção dos direitos fundamentais”.

A moção de apoio foi aprovada pelos governadores e representantes dos estados membros, numa posição conjunta da região em defesa das instituições democráticas.

Messias foi indicado por Lula para o STF, mas enfrenta resistência no Senado Federal. Os parlamentares esperavam que o petista indicasse o ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), mas Lula prefere que o mineiro dispute o governo estadual.

Davi Alcolumbre (União Brasil) aguarda o envio oficial da indicação de Lula ao STF, mas o Planalto ainda articula o momento propício para a tramitação.