Avenida Fernandes Lima recebe ação emergencial da Ilumina após incêndio em poste
Em apenas 500 metros, equipes retiram mais de 5 km de cabos inativos após incêndio em poste no trecho em frente ao Cepa
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) realizou nesta terça-feira (10) uma ação emergencial e preventiva do Projeto Poste Limpo na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em um trecho em frente ao Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), uma das áreas de maior circulação de pedestres e veículos da capital.
A intervenção ocorreu após um incêndio registrado na semana passada em um dos postes da via, provocado pelo uso irregular da rede de posteamento por cabos de telecomunicações. O incidente derrubou diversos fios sobre a calçada e parte da pista, gerando riscos à população, transtornos ao trânsito e temor entre estudantes, trabalhadores e usuários do transporte público que circulam diariamente pela região.
Diante da gravidade da situação, a Ilumina foi acionada e decidiu levar, de forma excepcional, o Projeto Poste Limpo — que atualmente está em execução na região central de Maceió — para o local afetado, com o objetivo de eliminar os cabos inativos, organizar a fiação aérea e restabelecer condições seguras para a população.
Durante a ação, em um trecho de aproximadamente 500 metros em frente ao Cepa, foram retirados mais de 5 quilômetros de cabos inutilizados. O presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, ressaltou que a manutenção da rede de telecomunicações não é atribuição direta da autarquia, mas que a atuação emergencial se faz necessária diante da omissão das empresas responsáveis.
“O cuidado com a rede de telecomunicações instalada nos postes não é responsabilidade da Ilumina, e sim da concessionárias de energia e da operadoras que utilizam essa infraestrutura. No entanto, em situações específicas e emergenciais como essa, nós agimos de forma preventiva para proteger a população de Maceió. Não podemos permitir que a negligência de terceiros coloque em risco a vida das pessoas”, afirmou Gutenberg de Melo.
O gestor, que é engenheiro eletricista por formação, explica que o emaranhado de fios irregulares e abandonados contribui para a sobrecarga dos postes, aumentando o risco de curtos-circuitos, incêndios e quedas de cabos sobre vias públicas, além de comprometer a paisagem urbana.
Últimas notícias
Procon Arapiraca monitora prejuízos de energia após fortes chuvas
Ronda no Bairro presta apoio à vítima de violência doméstica e conduz suspeito à Central de Flagrantes
Idoso é resgatado com vida após mais de 24 horas em área de mata, em Joaquim Gomes
Fim da Escala 6x1 pode ser votado em maio, diz presidente da Câmara
Marinha retira boias de flutuação ao lado de hélice de navio no mar de Maragogi
Secretaria da Primeira Infância promove capacitação para inserção do Implanon em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
