Audiência pública debate possível mudança do nome da Avenida Fernandes Lima, em Maceió
Encontro promovido pela Defensoria Pública de Alagoas discute memória histórica e liberdade religiosa nesta quarta-feira (11)
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realiza, nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir a possível alteração do nome da Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias de Maceió. O encontro será realizado na sede da instituição, localizada no bairro Gruta de Lourdes.
A proposta partiu da Câmara Técnica de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e tem como fundamento a valorização da memória histórica e a defesa da liberdade religiosa. Fernandes Lima esteve entre os envolvidos na chamada “Quebra de Xangô”, episódio registrado em 1912, marcado pela destruição de centenas de terreiros de religiões de matriz africana em Alagoas.
Segundo a organização, a audiência será aberta ao público e pretende reunir representantes de diversos setores da sociedade civil e do poder público para ampliar o debate sobre o tema. Estão previstas as participações de integrantes da Prefeitura de Maceió, da Câmara Municipal, da Fundação Municipal de Ação Cultural, da Procuradoria Geral do Município, da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e da Fecomércio.
Também devem participar representantes da Fundação Cultural Palmares, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Alagoas (NEABI/UFAL), do Movimento Afro Cultural Omi Omo, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR), da Superintendência Estadual de Políticas para a Igualdade Racial e do Instituto do Negro de Alagoas (INEG), além de lideranças do movimento negro e de religiões de matriz africana.
A audiência pública busca promover um espaço de escuta e diálogo sobre o impacto histórico e simbólico da permanência do nome da avenida, considerada uma das mais movimentadas da capital alagoana.
Últimas notícias
Educação de Japaratinga avança em 2025 e colhe resultados históricos
Prefeitura de Maragogi intensifica organização da orla para o Carnaval 2026
Homem condenado por homicídio é preso durante Operação Cerco Fechado em Alagoas
Ataque a tiros em escola e casa deixa 10 mortos e 25 feridos no Canadá
Surto de Nipah no Carnaval? Entenda se há risco para o Brasil e quais os sintomas
Adolescente é flagrado com veículo irregular no município de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
