Meio ambiente

ICMBio recomenda suspensão do consumo e comércio de peixes na Lagoa do Jequiá

Orientação foi feita nesta quarta-feira (11)

Por Maurício Silva 11/02/2026 11h11 - Atualizado em 11/02/2026 11h11
ICMBio recomenda suspensão do consumo e comércio de peixes na Lagoa do Jequiá
O fato na cidade do Litoral Sul de Alagoas ocorre na Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá - Foto: Assessoria

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) emitiu na manhã desta quarta-feira (11) uma orientação para suspender de forma temporária o consumo e a comercialização de peixes da Lagoa do Jequiá, no município de Jequiá da Praia. A orientação ocorre devido à mortandade registrada e ainda sob investigação.

O fato na cidade do Litoral Sul de Alagoas ocorre na Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá. O órgão ambiental federal fez a orientação devido aos relatos e imagens de um episódio de mortandade de peixes na Lagoa de Jequiá, considerando que as causas das mortes ainda estão sendo investigadas.

Devido à mortandade de peixes, o ICMBio recomendou que sejam temporariamente suspensos consumo e a comercialização desses pescados pelo risco à saúde que este consumo pode trazer.

O órgão informou ainda que técnicos do ICMBio estão tentando identificar as causas da mortandade, colhendo amostras de pescado, água resíduos para análise.

Confira o comunicado na íntegra:


Tendo em vista os relatos e imagens de um episódio de mortandade de peixes na Lagoa de Jequia e considerando que as causas dessas mortes ainda estão sendo investigadas, o ICMBio recomenda que sejam temporariamente suspensos consumo e a comercialização desses pescados pelo risco à saúde que este consumo pode trazer.

O ICMBio está em campo buscando identificar as causas do evento, recalhendo amostras de pescado, água e resíduos para análise.

Manteremos todos informados e iremos divulgar qualquer resultado preliminar que venha esclarecer os fatos.