Mundo

Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá

Entre as vítimas estão cinco adolescentes, que tinham entre 12 e 13 anos

Por BBC 12/02/2026 09h09 - Atualizado em 12/02/2026 09h09
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
Fachada da Escola Secundária Tumbler Ridge, local de um massacre a tiros em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, no Canadá - Foto: Trent Ernst/Tumbler RidgeLines

Nove pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em um ataque a tiros na província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá. Entre as vítimas estão cinco adolescentes, que tinham entre 12 e 13 anos.

O crime aconteceu em uma escola de Tumbler Ridge — uma cidade com população de cerca de 2,4 mil habitantes — e em uma residência próxima do colégio, onde moravam a mãe e o meio-irmão da atiradora, segundo a polícia. Eles foram mortos antes do ataque à escola.

A suposta atiradora foi identificada pela polícia como Jesse van Rootselaar, 18 anos.

O corpo dela foi encontrado na escola, e acredita-se que ela tenha tirado a própria vida após cometer os assassinatos.

Em coletiva nessa quarta-feira (11) o vice-comissionário da Polícia Montada Real Canadense da Colúmbia Britânica, Dwayne McDonald, disse que Jesse era uma mulher trans e iniciou seu processo de transição de gênero seis anos atrás.

Nos últimos anos, a polícia foi chamada diversas vezes à residência para lidar com questões de saúde mental de Jesse. Algumas dessas situações envolveram uso de arma.

Ainda, segundo McDonald, Jesse largou os estudos há quatro anos e não frequentava nenhuma escola desde então.

Questionado se ela teria sofrido algum tipo de bullying na escola, devido à transição de gênero, McDonald disse que "não tinha informações que sugerissem que isso aconteceu".