Após morte de cadela, hospital veterinário de Maceió é condenado por negligência
Decisão fixa indenização por danos morais e materiais à tutora do animal
O Hospital Veterinário Almir Tavares foi condenado pela Justiça após o falecimento de uma cadela atendida na unidade, em Maceió. A sentença foi proferida pela juíza Eliana Normande, titular da 8ª Vara Cível da Capital, e prevê o pagamento de R$ 3 mil por danos morais e aproximadamente R$ 1,2 mil por danos materiais à tutora do animal. A decisão foi publicada na edição de quarta-feira (11) do Diário da Justiça Eletrônico.
Conforme consta no processo, a cadela foi levada à clínica em 12 de setembro de 2021 para realização de um hemograma. Durante o procedimento de coleta sanguínea, houve perfuração da veia jugular. Após receber medicação, o animal foi liberado.
No dia seguinte, a tutora identificou um hematoma na região onde houve a punção e retornou ao hospital veterinário por duas vezes. Segundo relato apresentado na ação, foi informada de que o quadro seria esperado e que o acúmulo de sangue seria reabsorvido naturalmente pelo organismo. A cadela foi medicada e novamente liberada.
Em 14 de setembro, diante da piora do quadro clínico e do aumento da hemorragia, o animal foi encaminhado a outra unidade veterinária. A cadela chegou a ser internada, mas não resistiu e morreu no mesmo dia. O episódio levou a tutora a ingressar com ação judicial.
Na contestação, a defesa do hospital sustentou que o óbito teria sido causado por erliquiose, conhecida como doença do carrapato, e que não haveria vínculo entre a morte e o procedimento realizado na clínica.
Ao analisar o caso, a magistrada concluiu que a falha não ocorreu no momento da coleta de sangue, mas na conduta adotada após as queixas apresentadas pela tutora. Para a juíza, diante da evolução do hematoma, caberia ao profissional aprofundar a avaliação clínica e considerar medidas como internação ou acompanhamento mais rigoroso.
A sentença ressalta ainda a ausência de cuidados adequados diante de um quadro considerado sensível, que evoluiu rapidamente para o óbito do animal no dia seguinte.
Últimas notícias
Toyota reduz preço do Corolla Cross híbrido para enfrentar SUVs chineses
Homem é indiciado por anunciar 'serviço' de corte de orelhas de cães em Maceió
Prefeita Marcela realiza sexta edição do Cidade Criança Feliz em Novo Lino
PRF prende motorista de caminhão por embriaguez ao volante, em Flexeiras
PRF prende homem com mandado de prisão por homicídio e porte ilegal de arma
Academia Portocalvense inicia projeto “Família: célula-mãe da sociedade”
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
