Justiça

MPF cobra ajustes na gestão e discute renovação de TAC do Hospital Veredas

Reunião com gestores, DPU e AGU tratou de residência médica, salários atrasados e prestação de contas

Por 7segundos, com MPF 19/02/2026 16h04
MPF cobra ajustes na gestão e discute renovação de TAC do Hospital Veredas
Reunião no MPF discutiu gestão, residência médica e pagamento de salários no Hospital Veredas - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal em Alagoas realizou, no último dia 12, uma reunião com os atuais gestores do Hospital Veredas, em Maceió, que está sob intervenção judicial provisória e é administrado pela GEESTA. Também participaram representantes da Defensoria Pública da União e da Advocacia-Geral da União.

Entre os principais pontos discutidos esteve a suspensão dos programas de residência médica, que não abriram novas vagas para 2026 por decisão do Conselho Nacional de Residência Médica. A administração do hospital informou que propôs um acordo judicial para reverter a situação, e a AGU vai analisar a viabilidade da proposta.

O MPF também tratou da renovação do Termo de Ajustamento de Conduta que sustenta a intervenção. Segundo os procuradores, o hospital precisa buscar fontes alternativas de receita e não depender exclusivamente de recursos públicos para custear despesas essenciais.

Outro tema abordado foi o pagamento de salários atrasados. De acordo com os gestores, um acordo será formalizado e encaminhado à Justiça para homologação. A reunião ainda tratou da prestação de contas e da realização de auditorias, com definição de um novo fluxo para envio de informações ao MPF.

O órgão informou que seguirá acompanhando a situação do hospital, fiscalizando a gestão e o cumprimento dos compromissos firmados, com foco na manutenção e melhoria dos serviços prestados à população.