Polícia Civil indicia professor por injúria racial contra aluno negro em escola de Maceió
Docente tem negado ter associado o aluno a um chimpanzé
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) concluiu o inquérito policial e indiciou o professor de 45 anos por injúria racial por ter associado um aluno negro a um chimpanzé em uma escola de Maceió. A investigação foi feita pela delegada Rebeca Cordeiro. Ele tem negado as acusações, mas foi demitido da instituição que fica no bairro Benedito Bentes.
Durante o inquérito, a Polícia Civil ouviu depoimentos de testemunhas, alunos e analisou imagens de câmera de monitoramento, que serviram como prova material do fato.
De acordo com a delegada Rebeca Cordeiro, apesar de não registrarem áudio, as imagens mostraram claramente a ação do professor e o constrangimento causado ao estudante de 13 anos.
A Rebeca Cordeiro frisou que justificativas como “foi sem querer” ou “uma brincadeira” não isentam a responsabilidade do docente. A delegada também salientou que crimes desse tipo são imprescritíveis, e qualquer pessoa que tenha provas pode denunciá-los a qualquer momento, garantindo que os autores sejam levados à Justiça.
O caso também envolve um adolescente que teria participado da provocação, mostrando um caderno com a foto do “chimpanzé”. A ação dele é investigada pela delegacia especializada do adolescente infrator, respeitando todos os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Injúria racial
O crime de injúria racial, previsto na Lei nº 7.716/1989, tem pena de dois a cinco anos de reclusão, podendo ser agravada em até um terço quando praticada com intuito recreativo ou em ambiente escolar, como no caso em questão.
Veja também
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
