Justiça condena Latam a indenizar casal que teve voo com destino a Maceió cancelado
A decisão é do juiz Nelson Tenório, do 5º Juizado Especial Cível e Criminal
A Latam terá que pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um casal que teve o voo cancelado após falha técnica na climatização da aeronave. Além disso, a companhia aérea terá que pagar R$ 3.509,04 em virtude do ressarcimento de danos materiais. A decisão, publicada nesta terça (7), é do juiz Nelson Tenório, do 5º Juizado Especial Cível e Criminal.
Segundo os autos, os clientes alegaram ter adquirido passagens aéreas de Roma/Itália com destino a Maceió/AL, com conexão em São Paulo. No entanto, o voo que sairia da Itália foi cancelado pouco antes da decolagem, já com os passageiros acomodados no avião.
O casal comprovou que houve atraso excessivo, superior a 60 horas, além de outros transtornos, como a permanência em aeronave com problemas de climatização, perda de conexão, falhas na restituição de bagagens e ausência de assistência material adequada, ainda mais em um país estrangeiro.
Em defesa, a Latam argumentou que o cancelamento do voo foi devido a uma onda de calor na Europa e a uma greve de controladores de voo, o que afasta sua responsabilidade. Porém, tais justificativas não foram acolhidas pelo magistrado.
“Isso porque tais eventos, ainda que existentes, não se mostram suficientes para excluir o dever de indenizar, sobretudo quando evidenciada a falha na prestação de assistência aos passageiros”, explicou o magistrado.
O juiz Nelson Tenório também destacou que, apesar do argumento apresentado pela Latam, a causa do cancelamento do voo foi o problema na climatização da aeronave.
“Importa destacar que a prova dos autos evidencia que o cancelamento do voo não decorreu de condições climáticas adversas, tampouco de eventual onda de calor na Europa, como sustentado pela demandada, mas sim de falha técnica relacionada à própria aeronave, notadamente à inadequada climatização em seu interior. Consta que o problema se manifestou ainda em solo, antes mesmo da decolagem”, relatou.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
