Mais de dois mil imóveis serão vistoriados em áreas afetadas pelo afundamento do solo
Inspeções ocorrem até maio e vão avaliar possíveis danos ligados à mineração
Uma nova campanha de vistorias em residências localizadas próximas aos bairros afetados pelo afundamento do solo está sendo realizada pelo Comitê de Acompanhamento Técnico, em Maceió. A expectativa é de que mais de dois mil imóveis sejam vistoriados.
As visitas tiveram início no último dia 22 e seguem até o dia 5 de maio. Equipes do grupo percorrem os imóveis em toda a região adjacente aos bairros afetados para verificar a existência de patologias, como rachaduras e fissuras, que possam estar relacionadas à subsidência provocada pela mineração da Braskem.
As inspeções têm como finalidade avaliar se o fenômeno tem avançado ou regredido. As visitas em campo ocorrem semestralmente em seis áreas delimitadas pelo Comitê, chamadas de áreas de trabalho (ATs).
Os técnicos fazem as análises in loco e, posteriormente, cruzam essas informações com os dados captados por equipamentos instalados em toda a região afetada e nas áreas adjacentes.
Os equipamentos, de alta tecnologia, são capazes de detectar movimentações mínimas do solo, mesmo que de apenas um milímetro. Além disso, é utilizada a interferometria por satélite, o que garante ainda mais precisão aos dados coletados.
Em 2026, o Comitê de Acompanhamento Técnico deverá visitar todas as residências que permitirem a entrada dos técnicos, ampliando em mais de cinco vezes a quantidade de imóveis vistoriados em comparação com campanhas anteriores.
Após a finalização das visitas, os técnicos realizam as análises e elaboram um relatório, que é publicado e encaminhado aos órgãos de controle, responsáveis pelo acompanhamento do caso ao final de cada semestre.
Com base no parecer técnico, a Defesa Civil de Maceió toma decisões relacionadas ao caso, que podem incluir a ampliação ou redução do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias, ou ainda a indicação de novos estudos para verificar a consistência e a persistência das possíveis movimentações do solo.
Últimas notícias
Homem é morto a tiros por suspeito disfarçado de policial no município de Pilar
Homem perde R$ 2 mil após pagar PIX por moto e não receber contato de vendedor em Arapiraca
Penedo é destaque na etapa Baixo São Francisco do Circuito Regional das Feiras de Agricultura Familiar
Anel Viário Sebastião Gomes Barros é inaugurado durante programação animada em Girau do Ponciano
Quartas de final da Copa Professor Zezinho vai movimentar o fim de semana no Clube do Servidor
Programa Visão Para Todos viabiliza mais de 7 mil atendimentos para alunos da EJA em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
