PMAL deflagra Operação Virtude na Grande Maceió e no interior do estado
Ação nacional coordenada pela Senasp visa combater a violência contra a pessoa idosa
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) iniciou, nesta segunda-feira (15), a Operação Virtude, com o objetivo de intensificar o enfrentamento ostensivo aos crimes contra a pessoa idosa em todo o estado. A ação integra uma campanha nacional que segue até o dia 29 de junho e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A operação prevê, além do policiamento ostensivo, ações preventivas, como palestras, visitas a instituições e fiscalização de denúncias.
Nesta primeira etapa, as ações foram intensificadas no interior, nos municípios de Junqueiro, Anadia e São José da Laje. Na Região Metropolitana de Maceió, o foco inicial ocorreu em Rio Largo. Participaram guarnições das áreas atendidas pela 10ª Companhia Independente de Polícia Militar e pelos 2º, 3º e 8º Batalhões.

O policiamento foi direcionado à verificação de denúncias registradas no Disque 100 e por outros órgãos da rede de proteção à pessoa idosa, além de atividades educativas e orientações preventivas em residências, abrigos e instituições de acolhimento à terceira idade.
Durante a operação, as ações e diligências também poderão ser direcionadas a outros municípios não previstos inicialmente, conforme o surgimento de denúncias de violência contra idosos.
Para o coordenador-geral da operação, coronel Iran Rêgo, a iniciativa vai além da repressão e busca também promover a conscientização. “Esta operação representa o efetivo combate aos crimes contra a pessoa idosa, mas também abre caminho para a conscientização e o cuidado com essa parcela da população. As ilegalidades flagradas serão coibidas conforme a lei e registradas para posterior investigação pelos órgãos competentes, como a Polícia Civil. A presença ostensiva da Polícia Militar nas instituições e nas ações educativas tem o objetivo de orientar e também advertir sobre a importância do cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, que é uma lei federal”, destacou.
Participaram ainda do primeiro dia da operação representantes de instituições parceiras da segurança pública e da rede de proteção social, como o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil de Alagoas (PCAL), a Base Comunitária de Segurança (BCS) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Últimas notícias
Exército informa ao STF que não encontrou duas armas de Bolsonaro
Confira os números da Quina 7058 sorteados nesta segunda (6/7)
Assembleia Legislativa precisa enfrentar o problema da letalidade na juventude, defende Teca Nelma
Alfredo Gaspar ganha força no Agreste com apoio de vereadores de Feira Grande
Rafael Brito tem papel fundamental na implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca
Brasil diz que investigação dos EUA é 'arbitrária' e tarifa viola OMC
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
