Operação Virtude reforça atividades em “Dia D” nesta quarta-feira
Ação da SSP em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública visa ao combate à violência contra a pessoa idosa
Em referência ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado dia 1º de outubro, ocorre na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Virtude, que visa reforçar as ações de combate à violência contra a pessoa idosa promovidas pelo programa Idoso Protegido.
A operação inicia as suas atividades na Academia de Polícia Militar no bairro do Trapiche, às 8h, com um briefing das ações, seguindo com a averiguação das denúncias durante todo o dia.
A ação é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e acontece em todo o país. Em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e será uma oportunidade para intensificar o atendimento de denúncias, reforçando as ações já acompanhadas pelo Programa Pessoa Idosa Protegida. A operação também conta com a parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

As atividades da operação serão desenvolvidas em dois eixos de atuação: prevenção e proximidade e repressão qualificada. No eixo preventivo, as equipes fazem palestras em escolas, ações de panfletagem nos municípios e participam de entrevistas em rádios comunitárias, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência, abandono e negligência contra pessoas idosas.
Já no eixo de repressão qualificada, a Operação Virtude atua na verificação das denúncias recebidas pelos canais 181 e 190, além de intensificar o cumprimento de mandados de prisão contra autores de crimes praticados contra esse público.
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, as atividades da operação ocorrem com responsabilidade e empatia.

“Em todo o estado, temos equipes atuando de forma contínua durante o mês de outubro, reforçando nosso compromisso com a proteção da pessoa idosa. Aqui em Alagoas, a operação é coordenada pela SSP por meio do Programa Pessoa Idosa Protegida, que segue rigorosamente todos os protocolos de atendimento e acolhimento. Cada ação é conduzida com cuidado, empatia e responsabilidade, porque sabemos que por trás de cada denúncia há uma história de vulnerabilidade que precisa ser ouvida e amparada”, destacou.
As equipes da SSP, estarão mobilizadas para dar continuidade às visitas e apurar novas denúncias, garantindo uma resposta ainda mais rápida e efetiva às vítimas.
A SSP reforça a importância da participação da sociedade, por meio de denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181, e pelo 190, telefone de emergência da Polícia Militar.
Veja também
Últimas notícias
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Confusão entre mototaxistas causa tumulto no Centro de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
