Segurança

Operação Virtude reforça atividades em “Dia D” nesta quarta-feira

Ação da SSP em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública visa ao combate à violência contra a pessoa idosa

21/10/2025 15h03
Operação Virtude reforça atividades em “Dia D” nesta quarta-feira
Operação Virtude reforça ações do programa Pessoa Idosa Protegida - Foto: Assessoria

Em referência ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado dia 1º de outubro, ocorre na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Virtude, que visa reforçar as ações de combate à violência contra a pessoa idosa promovidas pelo programa Idoso Protegido.

A operação inicia as suas atividades na Academia de Polícia Militar no bairro do Trapiche, às 8h, com um briefing das ações, seguindo com a averiguação das denúncias durante todo o dia.

A ação é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e acontece em todo o país. Em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e será uma oportunidade para intensificar o atendimento de denúncias, reforçando as ações já acompanhadas pelo Programa Pessoa Idosa Protegida. A operação também conta com a parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

As atividades da operação serão desenvolvidas em dois eixos de atuação: prevenção e proximidade e repressão qualificada. No eixo preventivo, as equipes fazem palestras em escolas, ações de panfletagem nos municípios e participam de entrevistas em rádios comunitárias, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência, abandono e negligência contra pessoas idosas.

Já no eixo de repressão qualificada, a Operação Virtude atua na verificação das denúncias recebidas pelos canais 181 e 190, além de intensificar o cumprimento de mandados de prisão contra autores de crimes praticados contra esse público.

De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, as atividades da operação ocorrem com responsabilidade e empatia.

“Em todo o estado, temos equipes atuando de forma contínua durante o mês de outubro, reforçando nosso compromisso com a proteção da pessoa idosa. Aqui em Alagoas, a operação é coordenada pela SSP por meio do Programa Pessoa Idosa Protegida, que segue rigorosamente todos os protocolos de atendimento e acolhimento. Cada ação é conduzida com cuidado, empatia e responsabilidade, porque sabemos que por trás de cada denúncia há uma história de vulnerabilidade que precisa ser ouvida e amparada”, destacou.

As equipes da SSP, estarão mobilizadas para dar continuidade às visitas e apurar novas denúncias, garantindo uma resposta ainda mais rápida e efetiva às vítimas.

A SSP reforça a importância da participação da sociedade, por meio de denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181, e pelo 190, telefone de emergência da Polícia Militar.