Operação Virtude reforça atividades em “Dia D” nesta quarta-feira
Ação da SSP em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública visa ao combate à violência contra a pessoa idosa

Em referência ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado dia 1º de outubro, ocorre na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Virtude, que visa reforçar as ações de combate à violência contra a pessoa idosa promovidas pelo programa Idoso Protegido.
A operação inicia as suas atividades na Academia de Polícia Militar no bairro do Trapiche, às 8h, com um briefing das ações, seguindo com a averiguação das denúncias durante todo o dia.
A ação é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e acontece em todo o país. Em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e será uma oportunidade para intensificar o atendimento de denúncias, reforçando as ações já acompanhadas pelo Programa Pessoa Idosa Protegida. A operação também conta com a parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

As atividades da operação serão desenvolvidas em dois eixos de atuação: prevenção e proximidade e repressão qualificada. No eixo preventivo, as equipes fazem palestras em escolas, ações de panfletagem nos municípios e participam de entrevistas em rádios comunitárias, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência, abandono e negligência contra pessoas idosas.
Já no eixo de repressão qualificada, a Operação Virtude atua na verificação das denúncias recebidas pelos canais 181 e 190, além de intensificar o cumprimento de mandados de prisão contra autores de crimes praticados contra esse público.
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, as atividades da operação ocorrem com responsabilidade e empatia.

“Em todo o estado, temos equipes atuando de forma contínua durante o mês de outubro, reforçando nosso compromisso com a proteção da pessoa idosa. Aqui em Alagoas, a operação é coordenada pela SSP por meio do Programa Pessoa Idosa Protegida, que segue rigorosamente todos os protocolos de atendimento e acolhimento. Cada ação é conduzida com cuidado, empatia e responsabilidade, porque sabemos que por trás de cada denúncia há uma história de vulnerabilidade que precisa ser ouvida e amparada”, destacou.
As equipes da SSP, estarão mobilizadas para dar continuidade às visitas e apurar novas denúncias, garantindo uma resposta ainda mais rápida e efetiva às vítimas.
A SSP reforça a importância da participação da sociedade, por meio de denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181, e pelo 190, telefone de emergência da Polícia Militar.
Veja também
Últimas notícias

Consulta pública sobre CNH acessível bate recorde com mais de 30 mil participantes

Paulo Dantas anuncia mais de meio bilhão em investimentos para Palmeira dos Índios

Adeal inicia em novembro campanha obrigatória de atualização cadastral do rebanho

Arapiraca inaugura dia 29 obras da Marginal do Riacho Piauí e pavimentação do bairro Guaribas

Deputado Alexandre Ayres propõe proibir apostas online para beneficiários sociais

Maior concurso público do Estado de AL deve ofertar mais de oito mil vagas
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
