Operação Virtude reforça atividades em “Dia D” nesta quarta-feira
Ação da SSP em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública visa ao combate à violência contra a pessoa idosa
Em referência ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado dia 1º de outubro, ocorre na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Virtude, que visa reforçar as ações de combate à violência contra a pessoa idosa promovidas pelo programa Idoso Protegido.
A operação inicia as suas atividades na Academia de Polícia Militar no bairro do Trapiche, às 8h, com um briefing das ações, seguindo com a averiguação das denúncias durante todo o dia.
A ação é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e acontece em todo o país. Em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e será uma oportunidade para intensificar o atendimento de denúncias, reforçando as ações já acompanhadas pelo Programa Pessoa Idosa Protegida. A operação também conta com a parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

As atividades da operação serão desenvolvidas em dois eixos de atuação: prevenção e proximidade e repressão qualificada. No eixo preventivo, as equipes fazem palestras em escolas, ações de panfletagem nos municípios e participam de entrevistas em rádios comunitárias, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência, abandono e negligência contra pessoas idosas.
Já no eixo de repressão qualificada, a Operação Virtude atua na verificação das denúncias recebidas pelos canais 181 e 190, além de intensificar o cumprimento de mandados de prisão contra autores de crimes praticados contra esse público.
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, as atividades da operação ocorrem com responsabilidade e empatia.

“Em todo o estado, temos equipes atuando de forma contínua durante o mês de outubro, reforçando nosso compromisso com a proteção da pessoa idosa. Aqui em Alagoas, a operação é coordenada pela SSP por meio do Programa Pessoa Idosa Protegida, que segue rigorosamente todos os protocolos de atendimento e acolhimento. Cada ação é conduzida com cuidado, empatia e responsabilidade, porque sabemos que por trás de cada denúncia há uma história de vulnerabilidade que precisa ser ouvida e amparada”, destacou.
As equipes da SSP, estarão mobilizadas para dar continuidade às visitas e apurar novas denúncias, garantindo uma resposta ainda mais rápida e efetiva às vítimas.
A SSP reforça a importância da participação da sociedade, por meio de denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181, e pelo 190, telefone de emergência da Polícia Militar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
