Feriado de São João: Hemoal funciona em horário especial para doação de sangue
Unidades de Arapiraca e Maceió funcionam normalmente para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais
Quem deseja doar sangue nesta quarta-feira (24), feriado estadual de São João, deve observar o horário especial de funcionamento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Isso porque as unidades Trapiche e Via Expressa, em Maceió, e a unidade Eldorado, em Arapiraca, irão fechar um hora antes do horário convencional (7h às 17h).
Mas, as três unidades do Hemoal, no entanto, funcionarão ininterruptamente para processar o sangue coletado e distribuir às maternidades e hospitais. Com isso, os alagoanos que estejam internados na rede de saúde pública estadual e necessitem de transfusões sanguíneas no Dia de São João serão prontamente atendidos.
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltou que as equipes estarão esperando os doadores. "Ao abrir neste Dia de São João, mesmo que em um horário especial, possibilitamos que os voluntários que desejem aproveitar o feriado para se candidatar à doação voluntária de sangue. Seja na capital ou no interior, estaremos com nossas equipes esperando os doadores, pois, todos os dias, temos pacientes internados necessitando de transfusões sanguíneas", frisou.

Critérios para doar
Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário apresentar bom estado de saúde e comparecer ao posto de coleta portando um documento oficial e original com foto. Também é necessário ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
Os candidatos à doação de sangue não podem ser acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. O voluntário deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior ao gesto e não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
É recomendado que o doador compareça ao posto de coleta bem alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos. Aqueles que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos de doar sangue pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.
Com relação aos menores de 18 anos, é necessário comparecer aos postos de doação acompanhados de um responsável legal e que estejam portando o respectivo documento de identificação oficial e original com foto. Mulheres ficam impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando.
Veja também
Últimas notícias
As condições para Alfredo Gaspar ganhar espaço no governo de JHC
Homem é flagrado quebrando estrutura metálica de placa de trânsito em Maceió
Carro atropela motociclista e foge sem prestar socorro em Palmeira dos Índios
Teca Nelma desponta como nome para Prefeitura de Maceió em 2028
Arapiraca celebra 102 anos com arrastão de Nattan nesta quinta-feira (29) e programação especial
O futuro de Renan Calheiros no governo Lula 4
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
