Balneabilidade: 16 trechos do litoral de AL estão impróprios para banho
Boletim do IMA avaliou 68 pontos entre o Pontal do Peba e Maragogi; Maceió concentra a maior parte das áreas com restrição
O litoral de Alagoas tem 16 trechos classificados como impróprios para banho de mar, segundo o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) nesta semana. O levantamento analisou 60 pontos ao longo da costa do estado e identificou 54 locais em condições adequadas para os banhistas.
A capital alagoana reúne a maior quantidade de áreas com qualidade da água considerada inadequada. Foram identificados trechos impróprios nas praias do Pontal da Barra, Avenida, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas, além de um ponto no Rio Pratagy, localizado próximo à ponte da AL-101 Norte.
No Litoral Sul, o cenário é mais favorável. Dos 23 pontos analisados, apenas um apresentou resultado insatisfatório. O trecho fica no Rio Niquim, em Barra de São Miguel, a cerca de 300 metros da foz. Segundo o IMA, o local apresenta ocorrência crônica de classificação imprópria nos levantamentos realizados pelo órgão.
Já no Litoral Norte, foram avaliados 25 pontos. Em Maragogi, três áreas foram classificadas como impróprias: o trecho em frente à foz do Rio Salgado, a foz do Rio Maragogi, na AL-101 Norte, e a área próxima à foz do Rio Persinunga.
O IMA recomenda que os banhistas evitem os trechos classificados como impróprios, especialmente nos períodos de maior risco de alteração da qualidade da água. A recomendação é ainda mais importante após a ocorrência de chuvas, quando o escoamento de água para rios e o mar pode aumentar a presença de contaminantes.
Veja também
Últimas notícias
As condições para Alfredo Gaspar ganhar espaço no governo de JHC
Homem é flagrado quebrando estrutura metálica de placa de trânsito em Maceió
Carro atropela motociclista e foge sem prestar socorro em Palmeira dos Índios
Teca Nelma desponta como nome para Prefeitura de Maceió em 2028
Arapiraca celebra 102 anos com arrastão de Nattan nesta quinta-feira (29) e programação especial
O futuro de Renan Calheiros no governo Lula 4
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
