Projeto Poste Limpo inicia ação entre duas avenidas de Maceió
Objetivo dos trabalhos é garantir ordenamento da rede aérea de cabeamentos e busca ampliar os ganhos de segurança e organização visual
O Projeto Poste Limpo avançou para uma nova etapa nessa quinta-feira (20), com o início dos trabalhos no sentido contrário ao trajeto já realizado pelas equipes. Após concluir a limpeza do trecho desde a entrada do Conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, até o Centro, os técnicos da Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), retomaram os serviços a partir da Avenida Tomas Espíndola, seguindo em direção à Avenida Durval de Góes Monteiro.
A nova frente de trabalho dá continuidade à ação de ordenamento da rede aérea de cabeamentos e busca ampliar os ganhos de segurança e organização visual ao longo de um dos principais corredores viários da capital. Na etapa já concluída, mais de 20 toneladas de cabos inativos foram retiradas de aproximadamente 220 pontos de iluminação pública.
Ao todo, a primeira frente de atuação percorreu mais de 12 quilômetros, desde a entrada do Conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, até a região central de Maceió. O corredor de serviços passou pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Moreira e Silva.
Nesta fase do projeto, três bairros foram diretamente beneficiados: Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, Farol. As equipes técnicas realizaram a identificação, organização e retirada de cabeamentos sem utilização instalados na infraestrutura aérea, contribuindo para reduzir riscos associados a fios soltos, abandonados ou em contato indevido com a rede elétrica.

Retirada de cabos inativos garante mais segurança para pedestres e condutores, além de transformar a paisagem urbana. Foto: Bia Rodrigues/Ascom Ilumina
Mais do que promover a despoluição visual das vias, o trabalho tem como objetivo reforçar a segurança da população. O diretor-presidente da Ilumina, Gutemberg de Melo, destaca que a retirada dos cabeamentos inativos contribui para prevenir acidentes e melhorar as condições da infraestrutura urbana.
"Maceió fica não apenas mais bonita, mas fundamentalmente mais segura. Fios inativos, que antes ficavam soltos ou em contato indevido com a rede elétrica, representavam um risco real de acidentes para os pedestres e motoristas, e já chegamos a registrar incidentes por causa dessa irregularidade. Esse trabalho preventivo e técnico elimina o perigo e devolve aos maceioenses uma cidade mais limpa, cuidada e organizada", destaca o diretor.
Veja também
Últimas notícias
Justiça torna réus 12 denunciados por queda de avião da Voepass
Igreja em Arapiraca é reconhecida como patrimônio cultural de Alagoas
Meio/Ideia: Flávio tem 51,1% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,9%
Alfredo Gaspar participa do Bloquinho do 22 nesta quinta-feira em Maceió
Adolescente morre após ser atropelado por ônibus enquanto andava de bicicleta
Gari que estudava medicina morre atropelado por caminhão de lixo em MS
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
