Projeto Poste Limpo inicia ação entre duas avenidas de Maceió
Objetivo dos trabalhos é garantir ordenamento da rede aérea de cabeamentos e busca ampliar os ganhos de segurança e organização visual
O Projeto Poste Limpo avançou para uma nova etapa nessa quinta-feira (20), com o início dos trabalhos no sentido contrário ao trajeto já realizado pelas equipes. Após concluir a limpeza do trecho desde a entrada do Conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, até o Centro, os técnicos da Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), retomaram os serviços a partir da Avenida Tomas Espíndola, seguindo em direção à Avenida Durval de Góes Monteiro.
A nova frente de trabalho dá continuidade à ação de ordenamento da rede aérea de cabeamentos e busca ampliar os ganhos de segurança e organização visual ao longo de um dos principais corredores viários da capital. Na etapa já concluída, mais de 20 toneladas de cabos inativos foram retiradas de aproximadamente 220 pontos de iluminação pública.
Ao todo, a primeira frente de atuação percorreu mais de 12 quilômetros, desde a entrada do Conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, até a região central de Maceió. O corredor de serviços passou pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Moreira e Silva.
Nesta fase do projeto, três bairros foram diretamente beneficiados: Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, Farol. As equipes técnicas realizaram a identificação, organização e retirada de cabeamentos sem utilização instalados na infraestrutura aérea, contribuindo para reduzir riscos associados a fios soltos, abandonados ou em contato indevido com a rede elétrica.

Retirada de cabos inativos garante mais segurança para pedestres e condutores, além de transformar a paisagem urbana. Foto: Bia Rodrigues/Ascom Ilumina
Mais do que promover a despoluição visual das vias, o trabalho tem como objetivo reforçar a segurança da população. O diretor-presidente da Ilumina, Gutemberg de Melo, destaca que a retirada dos cabeamentos inativos contribui para prevenir acidentes e melhorar as condições da infraestrutura urbana.
"Maceió fica não apenas mais bonita, mas fundamentalmente mais segura. Fios inativos, que antes ficavam soltos ou em contato indevido com a rede elétrica, representavam um risco real de acidentes para os pedestres e motoristas, e já chegamos a registrar incidentes por causa dessa irregularidade. Esse trabalho preventivo e técnico elimina o perigo e devolve aos maceioenses uma cidade mais limpa, cuidada e organizada", destaca o diretor.
Veja também
Últimas notícias
Obras do Canal do Ipanema avançam e chegam a trecho próximo à Unima
Prefeitura inicia montagem da ornamentação para festival internacional de cultura
Mário Frias critica operação e diz que emenda de R$ 2 milhões é regular
Prefeitura e DNOCS levam água para comunidades rurais de Palmeira dos Índios
Ronaldo Caiado é internado em hospital de SP para tratar faringite aguda
Adolescente é apreendido após agressão que terminou na morte de homem em Igaci
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
