[Vídeo] Candidato pelo PL entra em unidade da Ufal e chama estudantes de “comunistas”
Direção do ICHCA publicou uma nota manifestando “veemente repúdio” aos atos de hostilidade
O candidato a deputado federal Flávio Moreno (PL) esteve nas dependências do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta terça-feira (1º), e realizou críticas a manifestações e elementos presentes no espaço universitário.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Moreno aparece percorrendo áreas da universidade e questionando a presença de referências políticas e ideológicas no ambiente acadêmico. Durante a gravação, ele criticou uma representação de Che Guevara, mencionou banheiros de uso compartilhado e também fez críticas ao rompimento das relações com Israel.
“A faculdade tá cercada de comunismo. É isso aí. Tá uma vergonha”, afirmou o parlamentar em um dos trechos do vídeo. Em outro momento, ele disse: “Vão estudar. [...] Dentro de faculdade, isso aqui não é lugar para isso. Quer fazer política, vai fazer em casa”, disse Moreno.
Após a repercussão do episódio, a Direção do ICHCA, junto à comunidade acadêmica, publicou uma nota manifestando “veemente repúdio” aos atos de hostilidade e agressividade verbal ocorridos nas dependências da unidade.
O instituto ressaltou que a universidade deve ser um espaço de pluralidade, diálogo, livre pensamento e respeito mútuo. Segundo a direção, atitudes de violência, intimidação e agressão verbal são incompatíveis com a convivência acadêmica e não serão toleradas, independentemente de posicionamentos político-partidários ou ideológicos.
A direção informou ainda que as medidas de segurança cabíveis já foram adotadas, com o acionamento dos órgãos de segurança competentes para a apuração dos fatos e identificação dos responsáveis.
O ICHCA afirmou que a instituição não irá se omitir diante de episódios que possam colocar em risco a integridade física e psicológica de estudantes, professores e técnicos, e reiterou o compromisso com a segurança da comunidade acadêmica e com a preservação de um ambiente de paz e respeito.
Veja a nota na íntegra:
A Direção do ICHCA, junto à comunidade acadêmica, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio aos atos de hostilidade e agressividade verbal ocorridos nas dependências da nossa unidade nesta data (1º/09/26).
Ressaltamos que o ambiente universitário é, por essência, um espaço de pluralidade, diálogo, livre pensamento e respeito mútuo. Atitudes de violência, intimidação e agressão verbal são frontalmente incompatíveis com a convivência acadêmica e não serão toleradas, independentemente de quaisquer matizes político-partidárias ou ideológicas que tentem se sobrepor ao nosso foco principal: o ensino, a pesquisa e a extensão.
Informamos que as medidas de segurança cabíveis já estão sendo tomadas, com o acionamento dos órgãos de segurança competentes para a apuração dos fatos e identificação dos responsáveis. A instituição não se omitirá diante de episódios que coloquem em risco a integridade física e psicológica de nossos alunos, professores e técnicos.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança de todos e com a preservação de um clima de paz e respeito no ICHCA.
Maceió, 1º de setembro de 2026.
Direção do ICHCA.
Veja também
Últimas notícias
Por unanimidade, STF iguala tempo de licenças-maternidade e adotante
Polícia investiga indução ao suicídio na morte de Isabelle no Ceará
Anvisa alerta para venda irregular de tirzepatida em pó na internet
Servidores estaduais terão salário de setembro antecipado em Alagoas
Adolescentes fogem da Unidade Socioeducativa, na parte alta de Maceió
Jovem pula de moto por aplicativo após suspeitar de tentativa de estupro
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
