Casal passar a emitir conta de água em novo formato em Alagoas
Alteração visa cumprir exigências da legislação Tributária vigente e não modifica valor final
Consumidores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) passam a receber a partir deste mês, a conta de água em novo formato. É que a Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (NFAg-e), modelo 75, entra em vigor para cumprir as exigências da legislação tributária. Todas as empresas do setor precisam se adequar à norma e emitir o novo documento.
Na prática, para o consumidor, não há alteração alguma no valor da conta, na data de vencimento ou na leitura do hidrômetro, por exemplo. Como explicou o gerente de Operações Comerciais e Recebíveis da Casal, Eduardo Almeida, a principal modificação incide na área contábil da empresa. “A mudança significativa ocorre apenas no recolhimento de tributos da prestadora do serviço – nesse caso, a Casal”, disse o gestor.
Dentre as novidades, o consumidor poderá consultar os detalhes da nota fiscal do referido mês apontando a câmera do celular para o QR Code. Além disso, o tamanho do papel da conta que chegará aos domicílios será maior do que o habitual. Porém, todas as informações fornecidas no modelo anterior seguem presentes na NFAg-e.
Segundo as novas regras, o padrão deveria passar a ser utilizado de maneira obrigatória a partir de dezembro deste ano. Contudo, a companhia adiantou sua disponibilização aos clientes bem antes deste prazo.
O que é a NFAg-e?
A Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica foi criada para padronizar e modernizar a cobrança das contas de água e coleta de esgoto em todo o país. A NFAg-e existe apenas em formato digital – acessível via QR Code – e possui validade jurídica garantida via assinatura digital. Sua emissão depende da autorização da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
O objetivo é superar a falta de uniformidade, já que cada concessionária costumava adotar um layout próprio de fatura. Assim, a fiscalização, transparência e confiabilidade dos dados aumentam consideravelmente.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
