Empossada nova secretária da Mulher e dos Direitos Humanos
Solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares

O governador Renan Filho empossou, no início da noite desta sexta-feira (15), a nova secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva. A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e reuniu secretários, diretores de órgãos estaduais e representantes de comunidades quilombolas, indígenas e dos movimentos LGBTI, sem-terra e de mulheres.
Renan Filho recordou que Maria José já exerceu cargos na atual gestão; ela foi assessora de governança, na Secretaria de Assistência Social; chefe de gabinete e superintendente de Qualificação e do Trabalho, na Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.
“Com a posse da nova secretária, o Governo do Estado dá sequência aos trabalhos desenvolvidos pela Pasta, buscando, cada vez mais, a aproximação social e a interlocução com os movimentos sociais. Somos um Governo que defende a diversidade e o direito da pessoa humana”, disse Renan Filho.
Da etnia Funiô, aldeia situada em Pernambuco, Maria José da Silva nasceu na cidade de Porecatu, Paraná. Mulher ativista, sempre atuante em prol das causas sociais, ela reside em Alagoas desde 1989. Em sua militância, luta pelos direitos das mulheres negras, quilombolas, indígenas, ciganos, LGBTI e populações periféricas nos processos de inclusão social.
“O desafio é grande, mas a gente sabe que esta gestão estadual tem feito um trabalho excepcional junto às mulheres negras, aos povos quilombolas, indígenas, então vamos dar seguimento às políticas públicas que vêm dando certo”, afirmou Maria José, que substitui Cláudia Simões na Pasta.
Maria José foi, ainda, secretária da Central Única das Favelas (Cufa), superintendente regional (Nordeste) da Fundação Palmares (2013 a 2015), quando participou do processo de certificação de 32 quilombos.
Prestigiaram a solenidade o deputado estadual Ronaldo Medeiros; os federais Paulo Fernando dos Santos, o Paulão; e Rosinha da Adefal; o vereador por Maceió, Silvio Camelo; a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público de Alagoas, promotora Marluce Falcão; os secretários de Estado da Segurança Pública; Lima Júnior; da Comunicação, Enio Lins; da Cultura, Mellina Freitas; da Educação, Laura Souza; do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rogério Pinheiro; dentre outras autoridades e convidados.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Homem que estuprou enteada de quatro anos é preso no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/pps2TU4KhiOjbGDbY1KMNT5pyWc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-28-at-110451.jpeg)
[Vídeo] Homem que estuprou enteada de quatro anos é preso no Benedito Bentes

Programa Cegonha Penedense completa 2 anos com mais de mil kits distribuídos e inclusão do Núcleo de Telessaúde para gestantes

Ataque russo danifica base da União Europeia em Kiev

IPTU 2025: 6° parcela vence nesta sexta-feira (29)

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Operação apreeende veículos clonados, armas e drogas no município de Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
