Rota Ecológica ganha Centro Integrado de Segurança e Força Tarefa
Cisp foi inaugurado em São Miguel dos Milagres
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguraram, na manhã deste sábado (16), o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) instalado em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas. Durante a solenidade, foram entregues oito novas viaturas às polícias Civil e Militar que atuam nos três municípios integrantes da Rota Ecológica, como é conhecida a região turística da Costa dos Corais.
"Esse é 13° Centro Integrado de Segurança Pública entregue e funcionando em Alagoas, algo muito significativo para um Estado que tem como grande desafio seguir reduzindo violência. Temos outros sete em construção e até o final do ano esperamos contar com 25 CISPs fazendo a segurança pública de mais de um milhão de alagoanos por meio dessa nova estratégia", destacou Renan Filho.
Foram investidos R$ 1,8milhão em recursos do Governo do Estado na construção do prédio. A obra gerou 30 empregos diretos. O Centro Integrado foi construído na Rua Felisberto de Ataíde, bairro do Toque, próximo a hotéis e pousadas da região. A localização do CISP também contribuirá com o trabalho realizado pelas forças policiais, já que está situado próximo à entrada do município.
A solenidade também marcou a chegada do Programa Força Tarefa na região. Os policiais - contratados pelo Estado em dias de folga - vão atuar no reforço da Segurança Pública nos municípios de São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.
"Estamos colocando oito viaturas do tipo caminhonete para essa região. O Cisp de São Miguel dos Milagres vai atender, também, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. Estamos, ainda, entregando hoje aqui as três novas viaturas da Polícia Civil para as delegacias municipais da região, saindo de uma Pálio Weekend para caminhonetes, elevando a capacidade de patrulhamento e o alcance nas áreas rurais", explicou o secretário Lima Júnior.
O prefeito de São Miguel dos Milagres, Rubens Felisberto de Ataíde Júnior, o "Bureco", agradeceu ao hoteleiro Nilo Bulgarelli que cedeu o terreno para a construção do CISP. "A população de São Miguel dos Milagres e o turismo são os grandes beneficiados por essa obra", destacou o prefeito.
A instalação do CISP era uma reivindicação antiga da população, das gestões municipais da Rota Ecológica e do trade turístico. Ainda em 2015, a Associação Milagrense de Turismo Sustentável (AMITUS) emitiu ofício à Secretaria de Segurança Pública (SSP) requisitando a construção do equipamento.
"Nós de Porto de Pedras só temos a agradecer ao Governo do Estado por tudo o que vem fazendo por toda a nossa região, não só na segurança, mas na recuperação de toda a malha viária do Norte de Alagoas. Isso vai favorecer muito o turismo", completou o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela.
No Centro Integrado atuam de forma integrada o grupamento da Polícia Militar e a delegacia do município. Com isso, os servidores da Segurança Pública passam a contar com instalações modernas e dignas para desempenhar suas funções.
Na região Norte já está em operação o Centro Integrado de São Luiz do Quitunde.
Além deste, encontram-se em funcionamento os CISPs de Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Viçosa, Igaci e Pão de Açúcar, Junqueiro e Boca da Mata.
"Vamos seguir avançando com os Centros Integrados. Nos próximos dias, teremos inauguração de CISPs em Mata Grande, Major Izidoro e Batalha; depois em Messias e Campo Alegre. Temos sete em obras, dois do tipo 2 em Pilar e Teotônio Vilela, que serão entregues em breve; construiremos, ainda, um do tipo dois em Coruripe", acrescentou Renan Filho.
Ainda durante a cerimônia, o Governo do Estado fez a entrega de três ambulâncias aos municípios de São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi.
Aeroporto
Não é só na Segurança Pública que o Governo do Estado investe no Norte de Alagoas, lembrou Renan Filho. Ele citou obras estruturantes, que favorecem, sobretudo, o turismo, a exemplo da recuperação de toda a malha viária da região.
Por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o Governo do Estado recuperou a AL-105, da Alça da Flamenguinha, em São Luís do Quitunde, a Matriz de Camaragibe. Segundo Renan Filho, as obras vão seguir por Porto Calvo até chegar a Maragogi, na divisa de Alagoas com Pernambuco.
Na Rota Ecológica, o Programa Pró-Estrada, desenvolvido pela Setrand, recupera as vias urbanas que compõem a AL-101 Norte nos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. As obras seguirão até Porto Calvo.
Renan Filho revelou que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, virá a Alagoas no próximo dia 21 (quinta-feira) para assinar o Termo de Compromisso autorizando o repasse dos recursos destinados à construção do Aeroporto Regional de Maragogi.
"Isso já vai permitir que o Governo do Estado licite a obra do Aeroporto de Maragogi que, para mim, é uma das obras mais importantes para o desenvolvimento de Alagoas porque vai potencializar o turismo da região Norte e gerar empregos. Estou trabalhando com afinco para tirar mais esse sonho do papel", enfatizou Renan Filho.
Outra obra importante citada pelo governador foi a construção do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Segundo ele, cerca de 35% dos serviços de edificação já foram concluídos.
Prestigiaram, ainda, a solenidade em São Miguel dos Milagres, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira; de Passo de Camaragibe, Vânia Câmara; e de Porto Calvo, David Pedrosa; os deputados federais Marx Beltrão e Maurício Quintella; estadual Dudu Holanda; o presidente do Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau (CCCV&VB), Luiz Cláudio Gonçalves; dentre outros convidados.