Rota Ecológica ganha Centro Integrado de Segurança e Força Tarefa
Cisp foi inaugurado em São Miguel dos Milagres

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguraram, na manhã deste sábado (16), o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) instalado em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas. Durante a solenidade, foram entregues oito novas viaturas às polícias Civil e Militar que atuam nos três municípios integrantes da Rota Ecológica, como é conhecida a região turística da Costa dos Corais.
"Esse é 13° Centro Integrado de Segurança Pública entregue e funcionando em Alagoas, algo muito significativo para um Estado que tem como grande desafio seguir reduzindo violência. Temos outros sete em construção e até o final do ano esperamos contar com 25 CISPs fazendo a segurança pública de mais de um milhão de alagoanos por meio dessa nova estratégia", destacou Renan Filho.
Foram investidos R$ 1,8milhão em recursos do Governo do Estado na construção do prédio. A obra gerou 30 empregos diretos. O Centro Integrado foi construído na Rua Felisberto de Ataíde, bairro do Toque, próximo a hotéis e pousadas da região. A localização do CISP também contribuirá com o trabalho realizado pelas forças policiais, já que está situado próximo à entrada do município.
A solenidade também marcou a chegada do Programa Força Tarefa na região. Os policiais - contratados pelo Estado em dias de folga - vão atuar no reforço da Segurança Pública nos municípios de São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.
"Estamos colocando oito viaturas do tipo caminhonete para essa região. O Cisp de São Miguel dos Milagres vai atender, também, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. Estamos, ainda, entregando hoje aqui as três novas viaturas da Polícia Civil para as delegacias municipais da região, saindo de uma Pálio Weekend para caminhonetes, elevando a capacidade de patrulhamento e o alcance nas áreas rurais", explicou o secretário Lima Júnior.
O prefeito de São Miguel dos Milagres, Rubens Felisberto de Ataíde Júnior, o "Bureco", agradeceu ao hoteleiro Nilo Bulgarelli que cedeu o terreno para a construção do CISP. "A população de São Miguel dos Milagres e o turismo são os grandes beneficiados por essa obra", destacou o prefeito.
A instalação do CISP era uma reivindicação antiga da população, das gestões municipais da Rota Ecológica e do trade turístico. Ainda em 2015, a Associação Milagrense de Turismo Sustentável (AMITUS) emitiu ofício à Secretaria de Segurança Pública (SSP) requisitando a construção do equipamento.
"Nós de Porto de Pedras só temos a agradecer ao Governo do Estado por tudo o que vem fazendo por toda a nossa região, não só na segurança, mas na recuperação de toda a malha viária do Norte de Alagoas. Isso vai favorecer muito o turismo", completou o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela.
No Centro Integrado atuam de forma integrada o grupamento da Polícia Militar e a delegacia do município. Com isso, os servidores da Segurança Pública passam a contar com instalações modernas e dignas para desempenhar suas funções.
Na região Norte já está em operação o Centro Integrado de São Luiz do Quitunde.
Além deste, encontram-se em funcionamento os CISPs de Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Viçosa, Igaci e Pão de Açúcar, Junqueiro e Boca da Mata.
"Vamos seguir avançando com os Centros Integrados. Nos próximos dias, teremos inauguração de CISPs em Mata Grande, Major Izidoro e Batalha; depois em Messias e Campo Alegre. Temos sete em obras, dois do tipo 2 em Pilar e Teotônio Vilela, que serão entregues em breve; construiremos, ainda, um do tipo dois em Coruripe", acrescentou Renan Filho.
Ainda durante a cerimônia, o Governo do Estado fez a entrega de três ambulâncias aos municípios de São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi.
Aeroporto
Não é só na Segurança Pública que o Governo do Estado investe no Norte de Alagoas, lembrou Renan Filho. Ele citou obras estruturantes, que favorecem, sobretudo, o turismo, a exemplo da recuperação de toda a malha viária da região.
Por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o Governo do Estado recuperou a AL-105, da Alça da Flamenguinha, em São Luís do Quitunde, a Matriz de Camaragibe. Segundo Renan Filho, as obras vão seguir por Porto Calvo até chegar a Maragogi, na divisa de Alagoas com Pernambuco.
Na Rota Ecológica, o Programa Pró-Estrada, desenvolvido pela Setrand, recupera as vias urbanas que compõem a AL-101 Norte nos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. As obras seguirão até Porto Calvo.
Renan Filho revelou que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, virá a Alagoas no próximo dia 21 (quinta-feira) para assinar o Termo de Compromisso autorizando o repasse dos recursos destinados à construção do Aeroporto Regional de Maragogi.
"Isso já vai permitir que o Governo do Estado licite a obra do Aeroporto de Maragogi que, para mim, é uma das obras mais importantes para o desenvolvimento de Alagoas porque vai potencializar o turismo da região Norte e gerar empregos. Estou trabalhando com afinco para tirar mais esse sonho do papel", enfatizou Renan Filho.
Outra obra importante citada pelo governador foi a construção do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Segundo ele, cerca de 35% dos serviços de edificação já foram concluídos.
Prestigiaram, ainda, a solenidade em São Miguel dos Milagres, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira; de Passo de Camaragibe, Vânia Câmara; e de Porto Calvo, David Pedrosa; os deputados federais Marx Beltrão e Maurício Quintella; estadual Dudu Holanda; o presidente do Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau (CCCV&VB), Luiz Cláudio Gonçalves; dentre outros convidados.
Últimas notícias
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
