Segurança

Governo assina ordem de serviço para construção de Cisp tipo II em Teotônio Vilela

Equipamento deve ficar pronto no prazo de 180 dias

Por Agência Brasil 10/05/2018 16h04
Governo assina ordem de serviço para construção de Cisp tipo II em Teotônio Vilela
Ordem de serviço para implantação do Cisp tipo II em Teotônio Vilela foi assinada nesta quinta-feira - Foto: Márcio Ferreira/ Agência Alagoas

Assinatura da ordem de serviço para construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) tipo II, entrega de tratores, ambulâncias e de sementes. Essas foram as atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado em Teotônio Vilela. Parte das ações também beneficia o município de Junqueiro. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), no Complexo Educacional de Tempo Integral de Teotônio Vilela. O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, assinaram a ordem de serviço para a instalação do Cisp tipo II, que será construído em Teotônio Vilela com prazo de conclusão de 180 dias.

O Cisp tipo II significa multiplicar por quatro o efetivo da Polícia Militar, dobrar o efetivo da Polícia Civil; significa novas viaturas, novos equipamentos, novos armamentos, mais presença nas ruas, além do aumento da capacidade de investigação. Significa, portanto, menos violência e mais segurança para as pessoas", avaliou Renan Filho.

Serão investidos R$ 8,4 milhões na instalação do Cisp, recursos do Tesouro Estadual. Teotônio Vilela é o segundo município alagoano a ter a ordem de serviço assinada para a construção de um Centro Integrado do tipo II; o primeiro foi Pilar, no início desta semana.

Quase quatro vezes maior que um Centro Integrado do tipo I, o novo prédio será construído na Rua José Monteiro da Silva, no centro da cidade de Teotônio Vilela, em terreno que mede 63 x 47 metros. Depois de pronta, a unidade terá dois cartórios, alojamentos, refeitório e cinco celas com capacidade para 33 presos no total.

Na região dos Tabuleiros do Sul já estão em funcionamento os Cisps tipo I de Junqueiro e Boca da Mata. Encontra-se em construção uma unidade no município de Campo Alegre. Em seu discurso, o prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto, garantiu que o Cisp instalado na cidade que administra é, de fato, um equipamento eficaz contra a violência.

 

"O Cisp é uma realidade, o Cisp funciona, o Cisp não é um faz de conta", enfatizou o prefeito de Junqueiro.

Estão, ainda, em funcionamento os Centros Integrados de Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Viçosa, São Luiz do Quitunde, Igaci e Pão de Açúcar.

"Ao final do ano, nós queremos que já estejam em funcionamento de 20 a 25 Centros Integrados no Estado, levando essa estratégia de segurança pública para cerca de um milhão de alagoanos", acrescentou o governador.

Lima Júnior afirmou que o Governo do Estado tem tratado a Segurança Pública como prioridade, destacando a implementação de programas que têm contribuído para a redução dos índices de violência, a exemplo do Ronda no Bairro e do Força Tarefa, além do melhoramento e ampliação das estruturas físicas das unidades policiais na capital e no interior do Estado.

"Isso demonstra o trabalho sério que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em defesa do povo alagoano e com um fator primordial: tudo isso é feito com recursos próprios", destacou o secretário de Segurança Pública.

Entregas

Durante a solenidade em Teotônio Vilela, o governador de Alagoas e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, fizeram a entrega de dois tratores, dotados de grades aradoras, e de uma tonelada de sementes de feijão, que vão beneficiar pequenos agricultores familiares de Teotônio Vilela e Junqueiro.

Ambulâncias para o transporte de pacientes entre unidades de saúde também foram entregues aos dois municípios durante a solenidade, que contou com a presença do secretário estadual da pasta, Christian Teixeira.

O prefeito de Teotônio Vilela, João José Pereira Filho, o "Joãozinho Pereira", fez, durante discurso, um apelo ao governador e ao secretário de Estado da Saúde para que a gestão estadual colabore para a abertura do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal.

"Teremos uma reunião para decisivamente resolver essa questão, porque reabrir o Centro Cirúrgico de Teotônio Vilela é dar mais condições ao município de resolver aqui mesmo os seus problemas na área da saúde. Vamos destinar recursos para isso", garantiu Renan Filho.

Rodovias

No trajeto entre Maceió e Teotônio Vilela, o governador disse que pôde constatar o quão anda a passos largos a duplicação da rodovia AL-220, entre Maceió e Arapiraca.

"O primeiro trecho se encontra praticamente concluído, da Barra de São Miguel a São Miguel dos Campos. Vamos entregá-lo até o começo de junho deste ano. Também caminha a passos largos a duplicação da BR-101, no trecho de São Miguel dos Campos até a divisa", pontuou Renan Filho.

Após a solenidade, a comitiva seguiu para visitar o terreno onde será construído o Cisp tipo II e as obras de implantação da AL-105, que liga Teotônio a Coruripe. A rodovia tem 24,4 km de extensão e está orçada em R$ 18,3 milhões.

"Trata-se do antigo acesso à cidade de Coruripe, uma obra fundamental que vai integrar o Sul de Alagoas ao Agreste", recordou Renan Filho, que anunciou, ainda, a implantação do acesso ao distrito de Gulandi, em Teotônio Vilela.

Acompanharam as atividades do Governo do Estado em Teotônio Vilela, a deputada estadual Jó Pereira, o secretário de Estado da Assistência Social, Fernando Pereira; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, e da Emater, Elizeo Rêgo; além de vereadores e prefeitos de municípios da região.