Jacuípe tem o melhor Ideb da região; Japaratinga o pior da 10ª Gere
Porém, nenhum município conseguiu atingir a nota 6.0
Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação na segunda-feira (3) mostraram as diferenças dos dados dos municípios que compõe a 10ª Gerência Regional de Educação (10ª Gere). Jacuípe possui os melhores números da região Norte e Japaratinga os piores. Porém, nenhum município conseguiu atingir a nota 6.0.
O pequeno município de Jacuípe, que segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2018 possui 7.036 habitantes, registrou os melhores números. Para as séries do 4º e 5º anos atingiu a nota 5.1, já ultrapassando a meta do ano de 2021, que é de 4.5 em 2015 os números eram de 4.4. Já para as séries do 8º e 9º anos a educação do município a nota é 4.3 ultrapassando a meta de 2021, que é de 4.1 e em 2015 os números eram 3.4.
Japaratinga, cidade turística do litoral Norte, segundo o IBGE, possui 8.317 pessoas, e ficou em último lugar da região da 10ª Gere, com os números mais baixos. Para as séries do 4º e 5º anos atingiu a nota 3.9 atingindo exatamente a meta estipulada pelo MEC que é 3.9, porém houve uma pequena evolução em comparação com o ano de 2015 que era de 2.5. Já para as séries do 8º e 9º anos a educação do município a nota é 2.8 e ficou abaixo do MEC que é de 3.6. A educação municipal evoluiu pouco nesse setor com 2.5 no ano de 2015.
O prefeito de Jacuípe, Amaro Ferreira Júnior, o “Júnior Carro Véio” comemorou os números e disse que a meta para os próximos números é conseguir a atingir a nota 6.0 nos dois itens. O 7Segundos entrou em contato com a gerente da 10º Gere, Allen Sandy, e com o secretário de educação de Japaratinga, Antônio Brasil, para comentar os números, mas não obteve sucesso.
Confira o Ideb dos municípios da 10ª Gere
|
Municípios |
Anos iniciais 1º ao 5º |
Anos iniciais 6º ao 9º |
|
Japaratinga |
3.1 |
2.8 |
|
Porto Calvo |
4.6 |
3.3 |
|
Maragogi |
4.0 |
3.4 |
|
Campestre |
4.1 |
3.5 |
|
Jundiá |
4.8 |
3.3 |
|
São Luís do Quitunde |
4.6 |
3.7 |
|
Matriz de Camaragibe |
4.5 |
4.1 |
|
Barra de Santo Antônio |
4.2 |
2.5 |
|
Passo de Camaragibe |
3.6 |
3.3 |
|
Porto de Pedras |
4.5 |
2.7 |
|
Jacuípe |
5.1 |
4.3 |
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
