Governo de Alagoas intensifica a mediação de conflitos agrários
Intenção do Estado é não prejudicar as famílias que estão produzindo na área
O Governo do Estado encontra-se mobilizado na resolução de conflitos agrários, a exemplo da Fazenda São Sebastião, localizada no município de Atalaia, que possui 339.2 hectares de área total e já passou por várias reintegrações de posse, cujo processo encontra-se em tramitação na 29ª Vara de Conflitos Agrários.
O secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, coordenou uma reunião na última terça-feira (6) na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares com todas as partes envolvidas: Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL), lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); além dos representantes do espólio de Pedro Batista da Silva – Luiz Antônio Lages e o advogado Paulo Fragoso – que têm interesse em vender a propriedade rural para o Incra e evitar outros prejuízos.
De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a instituição já executou a pesquisa cartorário-registral, a fim de apurar a propriedade e eventuais oposições, porém, não é possível conceder o Título de Reconhecimento de Domínio porque encontra-se em litígio. “O que depende do Iteral nós estamos fazendo. Temos todo interesse em resolver essa situação e não prejudicar as famílias que estão produzindo na área”, citou.
“Para garantir a celeridade e legitimidade do processo, a nossa missão é recorrer à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para emitir um parecer definitivo e resguardar os gestores”, reforçou o secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão.
A coordenação estadual do MST defende a permanência das 60 famílias, cujo acampamento existe desde janeiro de 2004 e atualmente possui uma produção agrícola diversificada (macaxeira, milho, amendoim, fava, inhame, abóbora, feijão e frutas); além de mel, horta medicinal e a criação de animais.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
