Católicos celebram festa da padroeira de Porto Calvo
Auge da festividade ocorre nesta quarta-feira
Os fieis católicos celebram nesta quarta-feira (21) o auge da festa da padroeira de Porto Calvo, Nossa Senhora da Apresentação. A festividade religiosa reúne milhares de pessoas de várias cidades e a paróquia na histórica cidade da região Norte de Alagoas é a mais antiga do Estado. Os festejos iniciaram no último dia 11 de novembro e se encerram hoje com uma procissão e com a benção final na igreja erguida em 1610.
A festividade de Nossa Senhora da Apresentação em Porto Calvo é uma das mais importantes da Igreja Católica Apostólica Romana em Alagoas. O município recebe pessoas de vários lugares do Brasil para celebrar a festa na mais antiga freguesia do Estado. No último domingo (18) houve o grande marco inicial da festa do Centenário da Arquidiocese de Maceió, onde a cidade recebeu fieis católicos de diversas paróquias.
O dia festivo de hoje começou às 5h da manhã com a alvorada de fogos e às 6h da manhã houve a missa de primeira eucaristia na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. O arcebispo Dom Antônio Muniz presidiu a missa solene às 10h da manhã e às 13h30 houve a celebração do batismo.
O pároco local, padre Fernando Jerônimo, faz a celebração eucarística a partir das 16h com o padre Francisco Guido com a responsabilidade de pregar a palavra de Deus para os fieis católicos que estão celebrando a festividade religiosa em Porto Calvo.
Às 17h acontece um dos principais momentos da festa: a procissão. Milhares de pessoas serão esperadas para a cerimônia religiosa que vai percorrer ruas e ladeiras históricas de Porto Calvo com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação e de outros santos da Igreja Católica. Hoje é feriado municipal em alusão a santa homenageada.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
