Bolsonaro afirma que nova cirurgia pode ser feita em 20 de janeiro
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou neste sábado (24) que, se "estiver em condições", passará por cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia em 20 de janeiro de 2019, quase três semanas após tomar posse. Ele declarou que irá ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um dia antes a fim de realizar exames.
Inicialmente, o planejado era que ele fosse operado ainda este ano --a data prevista era 12 de dezembro--, mas o procedimento acabou adiado devido a uma inflamação no intestino após exames nesta sexta (23).
"Fiz uma nova avaliação. A decisão da equipe médica foi marcar [exames] para o dia 19 de janeiro e comparecer novamente lá em São Paulo. Se estiver em condições, tendo em vista o grave caso de infecção ainda, eu opero dia 20. Caso contrário, será adiado", declarou.
Bolsonaro participou neste sábado de uma solenidade militar no Rio de Janeiro, onde chegou a desfilar. Questionado se o comparecimento ao evento em um dia de forte calor na capital fluminense poderia trazer algum prejuízo ao processo de recuperação, o presidente eleito minimizou.
"Não tem problema. O que eu não posso é me submeter a um esforço prolongado. Reconheço que até desobedeci um pouquinho a recomendação médica. Afinal de contas, essa vibração aqui é muito bem-vinda e ajuda muito na minha recuperação", falou.
O presidente eleito sofreu um atentado a faca em 6 de setembro durante ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele passou por duas cirurgias de emergência e, desde então, tem de usar uma bolsa de colostomia.
No próximo procedimento cirúrgico, o abdome de Bolsonaro será aberto novamente para que as alças do intestino grosso sejam unidas e, com isso, o trânsito intestinal volte ao normal. Assim, o paciente deixará de usar a bolsa coletora de fezes.
O peritônio reveste todos os órgãos dentro do abdome e deixa passar, através de seus pequenos furos, as toxinas e a água em excesso no organismo. A colostomia é a exteriorização no abdome de uma porção do intestino grosso e tem por finalidade garantir um novo trajeto para eliminação das fezes.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 49 anos sofre tentativa de homicídio ao ser esfaqueado em Maragogi
Assaltantes são detidos por moradores após roubo de motocicleta em Craíbas
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
