Bolsonaro afirma que nova cirurgia pode ser feita em 20 de janeiro
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou neste sábado (24) que, se "estiver em condições", passará por cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia em 20 de janeiro de 2019, quase três semanas após tomar posse. Ele declarou que irá ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um dia antes a fim de realizar exames.
Inicialmente, o planejado era que ele fosse operado ainda este ano --a data prevista era 12 de dezembro--, mas o procedimento acabou adiado devido a uma inflamação no intestino após exames nesta sexta (23).
"Fiz uma nova avaliação. A decisão da equipe médica foi marcar [exames] para o dia 19 de janeiro e comparecer novamente lá em São Paulo. Se estiver em condições, tendo em vista o grave caso de infecção ainda, eu opero dia 20. Caso contrário, será adiado", declarou.
Bolsonaro participou neste sábado de uma solenidade militar no Rio de Janeiro, onde chegou a desfilar. Questionado se o comparecimento ao evento em um dia de forte calor na capital fluminense poderia trazer algum prejuízo ao processo de recuperação, o presidente eleito minimizou.
"Não tem problema. O que eu não posso é me submeter a um esforço prolongado. Reconheço que até desobedeci um pouquinho a recomendação médica. Afinal de contas, essa vibração aqui é muito bem-vinda e ajuda muito na minha recuperação", falou.
O presidente eleito sofreu um atentado a faca em 6 de setembro durante ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele passou por duas cirurgias de emergência e, desde então, tem de usar uma bolsa de colostomia.
No próximo procedimento cirúrgico, o abdome de Bolsonaro será aberto novamente para que as alças do intestino grosso sejam unidas e, com isso, o trânsito intestinal volte ao normal. Assim, o paciente deixará de usar a bolsa coletora de fezes.
O peritônio reveste todos os órgãos dentro do abdome e deixa passar, através de seus pequenos furos, as toxinas e a água em excesso no organismo. A colostomia é a exteriorização no abdome de uma porção do intestino grosso e tem por finalidade garantir um novo trajeto para eliminação das fezes.
Veja também
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
