Sesau e Uncisal entregam lentes corretivas para estudantes da rede pública
Mais de 40 alunos receberam óculos; iniciativa do Estado ajuda a evitar a evasão escolar
O dia a dia da pequena Davily Vitória não será mais o mesmo na Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano a partir de 2019. E não apenas porque ela foi aprovada no 2º ano do ensino fundamental, mas porque não terá de enfrentar os problemas de vista que a atormentaram ao longo deste ano. Graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual de Ciências (Uncisal), ela foi contemplada com lentes corretivas.
Além de Davily, outros 42 estudantes da rede pública estadual receberam óculos nesta segunda-feira (17), durante cerimônia de entrega ocorrida no Mega Auditório Djalma Brêda, no prédio-sede da Uncisal, no Trapiche da Barra.
Os alunos passaram por testes de acuidade visual nas escolas em que estudam e exames de vista realizados por profissionais do Centro Especializado de Reabilitação – CER IV, da Uncisal, entre os meses de outubro e novembro deste ano. Após o processo de triagem e de avaliação profissional, puderam escolher os modelos dos próprios óculos de grau, que foram distribuídos gratuitamente pela Sesau nesta segunda-feira.
Durante a solenidade de entrega, a diretora Dirlene Costa Tenório, da Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano, ressaltou a importância da iniciativa e lembrou que a entrega das lentes deve contribuir, inclusive, com a redução da taxa de evasão escolar. A servidora pública lembrou que a escola recebe estudantes de baixa renda, que não têm condições de ir a um oftalmologista e nem de comprar óculos com a qualidade dos que receberam.
“Sem iniciativas como esta, muitos acabariam desestimulados, por não conseguir ler e escrever, e deixariam de frequentar a escola. É muito importante que ações assim se repitam e que contemplem esses estudantes. Os pais deles não têm condições de pagar por consultas e exames. Então, o poder público garante não só a saúde visual dos alunos, mas a continuidade deles na escola por um período maior”, explicou Dirlene Tenório.
O reitor da Uncisal, professor Henrique Costa, também destacou a importância da entrega das lentes corretivas e disse estar orgulhoso em poder participar de uma iniciativa como esta. “Eu, que tenho irmão e esposa oftalmologistas, sei bem da importância de cuidar da visão, principalmente nesta fase da vida, em que estamos nos formando na escola. É fundamental uma iniciativa como esta”.
Henrique Costa acrescentou que, no futuro, espera encontrar alguns desses estudantes nos corredores da Uncisal. “Nós estamos planejando para 2019 uma série de visitas, com o intuito de envolver os estudantes dos ensinos fundamental e médio nas nossas atividades e, quem sabe, poder vê-los em breve na nossa instituição”, finalizou.
Também estiveram presentes na entrega a vice-reitora da Uncisal, professora Ilka do Amaral Soares; o secretário de Estado da Saúde, Cristhian Teixeira; a assessora técnica da Gerência de Ações Estratégicas da Sesau, Vera Moreira; e a coordenadora do CER IV, Janayna Cajueiro.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
