Risco de barragem romper aciona sirene e afeta outra cidade de MG
Depois da tragédia em Brumadinho, moradores de Barão dos Cocais, a 100 km de distância de Belo Horizonte, foram retirados de casa na madrugada

O risco de rompimento de uma outra barragemprovocou o acionamento de uma sirene, na madrugada desta sexta-feira (8), e, em consequência, obrigou a retirada de parte da população de casa na cidade de Barão dos Cocais, no interior de Minas Gerais.
A cidade fica a cerca de 100 km de distância de Belo Horizonte. A barragem que pode romper é a Sul Superior da mina Gongo Soco.
Várias famílias que moram nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, localizadas em Barão de Cocais, foram levadas para o ginásio poliespotivo da cidade em diversos ônibus. Este procedimento faz parte de um Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.
Em comunicado feito à imprensa às 3h20 da madrugada, a empresa Vale informou que a determinação pelo esvaziamento das residências partiu da ANM (Agência Nacional de Mineração) e é uma ação preventiva.
"A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura", afirma o comunicado.
De acordo com a Vale, a operação vai afetar cerca de 500 pessoas nas três comunidades.
"Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10)", completou a empresa no comunicado.
Brumadinho
Em 25 de janeiro de 2019, uma barragem da Vale se rompeu na cidade de Brumadinho (MG) e provocou um rastro de destruição e mortes. O último balanço indica que 157 corpos foram resgatados da lama e 182 pessoas permanecem desaparecidas.
Últimas notícias

Polícia flagra motoqueiro pilotando ilegalmente em Palmeira dos Índios

Val Kilmer, ator de 'Batman' e 'Top Gun', morre aos 65 anos

Homem é agredido com pedaço de madeira após discussão e desmaia em Arapiraca

Programa prepara alunos para seleção no Ifal Maragogi

Polícia prende suspeita de tráfico que violou tornozeleira eletrônica mais de 70 vezes
![[Vídeo] Pai de acusado de estupro no Agreste defende filho e gera reações nas redes sociais](https://img.7segundos.com.br/qb9E8s63blE9xYi-RY2S1Zt5j4M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-2209.jpg)
[Vídeo] Pai de acusado de estupro no Agreste defende filho e gera reações nas redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
