Eletrobras orienta foliões com dicas de segurança para o Carnaval
É necessário estar alerta quanto ao uso de energia elétrica para que não ocorram acidentes

O Carnaval é uma das festas mais presentes nos corações dos brasileiros e os foliões já estão animados com a chegada das comemorações dessa festividade cheia de alegria e diversidade. Entretanto, é necessário estar alerta quanto ao uso de energia elétrica para que não ocorram acidentes. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas separou dicas de segurança para que nada atrapalhe a diversão dos foliões.
Nesta época do ano, é comum o aumento da mobilidade urbana em praias e casas do Litoral, hotéis e pousadas. Por isso, a Eletrobras recomenda que os proprietários dos imóveis realizem uma inspeção na instalação elétrica para que não ocorra sobrecarga.
É preciso também ter muito cuidado na hora de ligar aparelhos elétricos e eletrônicos com o auxílio do “T” (benjamin), pois a utilização desse objeto pode gerar sobrecarga na instalação elétrica e provocar um curto-circuito ou um princípio de incêndio.
“Carnaval é época de alegria, e o que todos desejamos é que os foliões brinquem saudavelmente com suas famílias e amigos e voltem para suas casas com segurança”, explica o gerente de Segurança da Eletrobras, Rafael Clemente. “Para os que vão viajar e deixar a casa fechada, o ideal é desligar o disjuntor de energia elétrica, evitando consumo desnecessário de aparelhos e eventuais acidentes nas instalações sem que tenha ninguém no imóvel”, completa.
Junto com a folia do carnaval e o calor do verão, ao tomar banhos de piscina, os consumidores precisam ficar atentos ao risco de choque elétrico, já que a água é um bom condutor de eletricidade. A Eletrobras aconselha não tocar em equipamentos elétricos em lugares molhados ou úmidos, ou com as mãos ou pés molhados. É importante também que estes equipamentos estejam a uma distância adequada das piscinas e chuveiros para não entrarem em contato com a água, trazendo risco de curto-circuito e choque elétrico.
Eventos em espaços públicos, a céu aberto e em ambientes sem eletricidade também são comuns nesta época do ano. Nestes casos, o organizador deve solicitar a ligação provisória à Eletrobras, para que as instalações sejam feitas nos padrões de segurança da Distribuidora, evitando risco de acidentes. Ligações na rede elétrica feitas sem o conhecimento da Distribuidora configura ligação clandestina.
As saídas em blocos de trios elétricos e carros de som são uma das alegrias nas festas de carnaval, mas para que os foliões possam aproveitar em segurança, os organizadores devem analisar o trajeto e a altura do veículo de acordo com o padrão, a fim de evitar que o automóvel entre em contato com fios da rede elétrica.
A Distribuidora alerta ainda que, em casos de acidentes com carros em contato com a rede elétrica, os foliões não devem se aproximar do veículo e isolar a área, acionando o Call Center da Eletrobras, no número 0800 082 0196 para atendimento das equipes técnicas. Todas as ocorrências com a rede elétrica devem ser também devidamente registradas no Call Center, que funciona 24 horas por dia e recebe ligações de telefone fixo ou celular.
Veja também
Últimas notícias

Proprietário de oficina de motos é assassinado a tiros no Conjunto Eustáquio Gomes

Abastecimento de água é retomado em Jundiá após melhora da água bruta

Bebê de 8 meses morre com suspeita de meningite no Hospital da Criança, em Maceió

Pesquisa do IBGE sobre a administração municipal em AL começa nesta sexta (8)

Alagoas é eleito melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional

Prefeitura de Arapiraca inicia a 7ª etapa da Ciclovia do Trabalhador na antiga estação ferroviária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
