Eletrobras orienta foliões com dicas de segurança para o Carnaval
É necessário estar alerta quanto ao uso de energia elétrica para que não ocorram acidentes
O Carnaval é uma das festas mais presentes nos corações dos brasileiros e os foliões já estão animados com a chegada das comemorações dessa festividade cheia de alegria e diversidade. Entretanto, é necessário estar alerta quanto ao uso de energia elétrica para que não ocorram acidentes. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas separou dicas de segurança para que nada atrapalhe a diversão dos foliões.
Nesta época do ano, é comum o aumento da mobilidade urbana em praias e casas do Litoral, hotéis e pousadas. Por isso, a Eletrobras recomenda que os proprietários dos imóveis realizem uma inspeção na instalação elétrica para que não ocorra sobrecarga.
É preciso também ter muito cuidado na hora de ligar aparelhos elétricos e eletrônicos com o auxílio do “T” (benjamin), pois a utilização desse objeto pode gerar sobrecarga na instalação elétrica e provocar um curto-circuito ou um princípio de incêndio.
“Carnaval é época de alegria, e o que todos desejamos é que os foliões brinquem saudavelmente com suas famílias e amigos e voltem para suas casas com segurança”, explica o gerente de Segurança da Eletrobras, Rafael Clemente. “Para os que vão viajar e deixar a casa fechada, o ideal é desligar o disjuntor de energia elétrica, evitando consumo desnecessário de aparelhos e eventuais acidentes nas instalações sem que tenha ninguém no imóvel”, completa.
Junto com a folia do carnaval e o calor do verão, ao tomar banhos de piscina, os consumidores precisam ficar atentos ao risco de choque elétrico, já que a água é um bom condutor de eletricidade. A Eletrobras aconselha não tocar em equipamentos elétricos em lugares molhados ou úmidos, ou com as mãos ou pés molhados. É importante também que estes equipamentos estejam a uma distância adequada das piscinas e chuveiros para não entrarem em contato com a água, trazendo risco de curto-circuito e choque elétrico.
Eventos em espaços públicos, a céu aberto e em ambientes sem eletricidade também são comuns nesta época do ano. Nestes casos, o organizador deve solicitar a ligação provisória à Eletrobras, para que as instalações sejam feitas nos padrões de segurança da Distribuidora, evitando risco de acidentes. Ligações na rede elétrica feitas sem o conhecimento da Distribuidora configura ligação clandestina.
As saídas em blocos de trios elétricos e carros de som são uma das alegrias nas festas de carnaval, mas para que os foliões possam aproveitar em segurança, os organizadores devem analisar o trajeto e a altura do veículo de acordo com o padrão, a fim de evitar que o automóvel entre em contato com fios da rede elétrica.
A Distribuidora alerta ainda que, em casos de acidentes com carros em contato com a rede elétrica, os foliões não devem se aproximar do veículo e isolar a área, acionando o Call Center da Eletrobras, no número 0800 082 0196 para atendimento das equipes técnicas. Todas as ocorrências com a rede elétrica devem ser também devidamente registradas no Call Center, que funciona 24 horas por dia e recebe ligações de telefone fixo ou celular.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
